Julgue o item que se segue, com base em referências reconhe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2275278 Enfermagem
Julgue o item que se segue, com base em referências reconhecidas pelo Ministério da Saúde para o trabalho em enfermagem.

A infecção adquirida fora do ambiente hospitalar é denominada infecção externa.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As infecções possuem etiologia multifatorial, estando relacionadas a fatores intrínsecos e extrínsecos, os quais envolvem a endogenia humana e as condições ambientais.

A alternativa propõe que a infecção adquirida fora do ambiente hospitalar é denominada infecção externa, estando incorreta, as infecções são categorizadas, desde 1970, em comunitárias ou hospitalares. Aquelas identificadas a partir de amostras colhidas nas primeiras 48 horas de internação ou em incubação na admissão do paciente, desde que não relacionada à internação anterior no mesmo hospital são categorizadas como infecção comunitária.

Gabarito: ERRADO


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O item está incorreto. O termo "infecção externa" não é usado para descrever infecções adquiridas fora do ambiente hospitalar. Em vez disso, o termo correto é "infecção comunitária". Infecções comunitárias são aquelas contraídas fora de um ambiente de saúde, enquanto infecções hospitalares, também conhecidas como infecções nosocomiais, referem-se a infecções que um paciente adquire enquanto recebe tratamento para outra condição em um ambiente de saúde. A terminologia é importante para a precisão na comunicação e identificação da fonte de infecção, que pode influenciar as estratégias de prevenção e controle.

Infecção comunitária (IC):

É aquela constatada ou em incubação no ato de admissão do paciente, desde que não relacionada com internação anterior no mesmo hospital.

São também comunitárias:

  • A infecção que está associada com complicação ou extensão da infecção já presente na admissão, a menos que haja troca de microrganismos com sinais ou sintomas fortemente sugestivos da aquisição de nova infecção;
  • A infecção em recém-nascido, cuja aquisição por via transplacentária é conhecida ou foi comprovada e que tornou-se evidente logo após o nascimento (exemplo: herpes simples, toxoplasmose, rubéola, citomegalovirose, sífilis e AIDS);
  • As infecções de recém-nascidos associadas com bolsa rota superior a 24 (vinte e quatro) horas.

Infecção hospitalar (IH):

É aquela adquirida após a admissão do paciente e que se manifeste durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/1998/prt2616_12_05_1998.html

COMUNITÁRIA

infecção adquirida na comunidade

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo