Assinale a opção correta relativa à doença de Chagas.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
C - O ciclo biológico do T.cruzi é do tipo heteroxênico, passando o parasita por uma fase de multiplicação celular intracelular no hospedeiro vertebrado e extracelular no inseto vetor
A Uma das principais técnicas para o diagnóstico da doença de Chagas, que ainda é muito utilizada atualmente, é o xenodiagnóstico.
Não é usado nas técnicas de rotina laboratoriais, porque utiliza o vetor mantido em laboratórios e alimentados com sangue de indivíduos que serão testados.
B A contaminação pela doença de Chagas ocorre unicamente por meio da picada de triatomíneos das seguintes espécies: T. brasiliensis, Panstrongylus megistus, T. pseudomaculata e T. sordida.
As principais espécies domésticas são ; Panstrongylus megistus, Triatoma infestans, Rhodnius proIixus (Venezuela, Amazônia e América Central), T. brasiliensis e T. pseudomaculata, dentre as inúmeras espécies silvestres.
Não é por meio da picada e sim pelas fezes. Quando o barbeiro se alimenta do sangue de sua vítima, ele defeca e ao coçar o local, o T cruzi é introduzido para dentro da pele do indivíduo.
C ciclo biológico do T.cruzi é do tipo heteroxênico, passando o parasita por uma fase de multiplicação celular intracelular no hospedeiro vertebrado e extracelular no inseto vetor. CORRETA
D O T. cruzi é encontrado com maior frequência em grandes capitais.
Zonas rurais
E As dificuldades para detectar o T. cruzi incluem a ausência de métodos de exames sorológicos.
Existem métodos sorológicos que avaliam a presença da doença na fase crônica e são usadas principalmente para exclusão de doadores de sangue,
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo