Considerando políticas, organizações, estruturas e atribuiç...
Qualquer trabalhador pode manter-se em acompanhamento por um centro de referência em saúde do trabalhador, mesmo se apresentar doença ou agravo que não tenha relação com o trabalho.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão é E - errado. Vamos entender o porquê disso.
Os centros de referência em saúde do trabalhador, conhecidos como CERESTs, fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e têm como objetivo principal a promoção, proteção e recuperação da saúde dos trabalhadores, com foco em doenças e agravos relacionados ao trabalho. Isso significa que sua atuação está voltada para identificar, prevenir e tratar condições de saúde que têm conexão direta ou indireta com o ambiente ou condições de trabalho.
Portanto, dizer que qualquer trabalhador pode manter-se em acompanhamento, mesmo sem uma doença ou agravo relacionado ao trabalho, não está correto. A missão dos CERESTs é justamente atuar sobre aqueles casos que possuem uma vinculação com o contexto laboral, ou seja, com a atividade profissional exercida pelo trabalhador.
Se um trabalhador apresentar uma condição de saúde que não tem relação com o seu trabalho, ele será atendido em outras unidades de saúde básica ou especializada do SUS, mas não especificamente em um centro de referência em saúde do trabalhador.
Em resumo, a alternativa é errada porque os CERESTs são especializados em condições de saúde ligadas ao trabalho, e não em condições gerais de saúde que não apresentam essa ligação.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado. O item está em desacordo com as diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que estabelece que os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) são unidades especializadas no atendimento à saúde do trabalhador, que devem prestar assistência aos trabalhadores acometidos por doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho, bem como realizar ações de promoção, prevenção e vigilância em saúde do trabalhador. Portanto, não cabe aos CEREST o acompanhamento de trabalhadores que apresentem doenças ou agravos que não tenham relação com o trabalho, pois isso seria uma atribuição da rede básica de saúde.
Fonte: Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo