Pesquisadores apontam que pessoas com Síndrome de Down (SD) ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1053433 Fonoaudiologia

Pesquisadores apontam que pessoas com Síndrome de Down (SD) apresentam falta de sincronia entre o desenvolvimento cognitivo e o de linguagem e enfatizam que os déficits linguísticos são maiores que os cognitivos.


Analise as afirmativas abaixo em relação à SD.

1. Alterações estomatognáticas como deglutição adaptada e alterações de fala por imprecisão articulatória podem ser observadas nesses pacientes, além de atresia maxilar, desequilíbrio das forças entre os músculos orais e faciais e rebaixamento mandibular.

2. Observam-se atrasos no desenvolvimento de linguagem, com diferenças quanto à quantidade, qualidade e diversidade de gestos e palavras, se comparadas com crianças com desenvolvimento típico.

3. Durante o desenvolvimento da linguagem, apresentam melhor expressão do que compreensão e esse déficit entre ambas as habilidades torna-se mais observável com o desenvolvimento geral da criança. Comumente quando não conseguem se fazer entender, apresentam preferência pela comunicação gestual.

4. A hipotonia generalizada afeta tanto a musculatura lisa quanto a estriada. Esta última está relacionada com o retardo na aquisição do desenvolvimento motor e resulta em movimentos mais lentos e diminuição da força muscular.

5. A oxigenação para o adequado metabolismo e desenvolvimento das funções corticais pode estar comprometida pela respiração oral, o que pode influenciar diretamente no baixo rendimento físico e atencional, principalmente em tarefas que exigem maiores condições de concentração e seleção de estímulos ambientais.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.

A questão aborda as características comuns na Síndrome de Down (SD), especificamente relacionadas a aspectos de linguagem e fala. Para resolver essa questão, é fundamental compreender como a SD afeta o desenvolvimento linguístico e motor dessas pessoas, além dos aspectos físicos que podem interferir na comunicação.

Explicações das afirmativas:

Afirmativa 1: Verdadeira. Pessoas com SD frequentemente apresentam alterações estomatognáticas que podem incluir deglutição adaptada e imprecisão articulatória. Essas alterações são comuns devido a características físicas típicas, como atresia maxilar e hipotonia muscular, que afetam os músculos orais e faciais.

Afirmativa 2: Verdadeira. Crianças com SD geralmente apresentam atrasos no desenvolvimento da linguagem em comparação com crianças com desenvolvimento típico. Isso reflete-se na quantidade e diversidade de gestos e palavras usadas.

Afirmativa 3: Falsa. Ao contrário do que é afirmado, crianças com SD geralmente têm a compreensão melhor desenvolvida do que a expressão. Elas podem ter dificuldades em se expressar verbalmente e por isso muitas vezes recorrem à comunicação gestual.

Afirmativa 4: Verdadeira. A hipotonia generalizada afeta a musculatura estriada, impactando o desenvolvimento motor. Isso resulta em movimentos mais lentos e diminuição da força muscular, fatores que influenciam no desenvolvimento geral da criança.

Afirmativa 5: Verdadeira. A respiração oral, comum em pessoas com SD, pode comprometer a oxigenação necessária para o funcionamento adequado do cérebro. Isso pode afetar o rendimento físico e atencional, especialmente em tarefas que requerem concentração.

Análise das alternativas:

A - 3 e 4: Incorreta, pois a afirmativa 3 está errada.

B - 3 e 5: Incorreta, pois a afirmativa 3 está errada.

C - 1, 2 e 3: Incorreta, pois a afirmativa 3 está errada.

D - 2, 3 e 4: Incorreta, pois a afirmativa 3 está errada.

Com base nas explicações acima, a alternativa E é a única que reúne todas as afirmativas corretas, que são 1, 2, 4 e 5.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo