Sobre a classificação, no contexto da Arquivologia, é incor...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
b) Classificar significa, na prática, analisar um documento, identificar a qual função/atividade aquele documento faz referência e escolher, dentro das classes disponíveis no Plano de Classificação, em qual classe o documento pode ser encaixado. A classe escolhida terá um número/código, que deve ser aposto no documento. Cada classe, aliada à tabela de temporalidade, possui um tempo nas fases corrente e intermediária, e a destinação final, que pode ser o recolhimento ou a guarda permanente. Essa atividade é desenvolvida em todos os âmbitos da organização, não só nos arquivos, pois se classifica ao produzir ou receber os documentos. Segundo Barros, "A classificação é uma atividade gerencial e de planejamento não só para os arquivos, mas para as administrações que geraram os documentos. Assim, a construção do plano de classificação deve contemplar as relações entre os documentos, mas não só essas, também, as relações entre os documentos e as pessoas, assim, o sistema de classificação se tornaria uma ferramenta útil e facilitadora da descrição e avaliação dos documentos." Certa.
c) Segundo Barros,"A classificação, enquanto teoria, desenvolve-se de maneira plena a partir da década de 1960-1970 com as publicações de Theodore R. Schellenberg, Oliver W. Holmes, Ernest Posner, Petter Scott, dentre outros arquivistas e pesquisadores dos Arquivos Nacionais dos Estados Unidos e da Austrália." Certa.
d) Segundo Barros, "a classificação funciona como a base para todos os processos de organização de arquivos e evidentemente para a representação do conhecimento arquivístico."
e) Segundo Barros, "Classificação na realidade dos arquivos é considerada uma atividade limítrofe na medida em que constrói uma ponte entre as atividades de gestão e as atividades de acesso e preservação documental." Certa.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O princípio da proveniência e os conceitos de documento de arquivo e organicidade que norteiam a Arquivologia desde o século XIX.
Apesar de identificarmos que as discussões se intensificaram a partir da década de 1980, consideramos necessário voltar nosso olhar ao final do século XIX, período no qual a Arquivologia despertou institucionalmente como área do conhecimento.
creio que seja por isso que o item A está errado. Erros por favor avisem.
Gabarito: A
O princípio da proveniência, segundo Rousseau e Couture, é atribuído à Natalis de Wailly, que em 1841, na França, expede uma circular que preconiza a reunião de documentos de uma mesma proveniência.
Sigam no Instagram: @arquivologiacommarilia
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo