Um dos objetivos da laminação é tornar o documento imune à a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q244052 Arquivologia
De acordo com as noções de arquivologia, seus princípios,
conceitos e legislação, julgue os itens de 82 a 89.

Um dos objetivos da laminação é tornar o documento imune à ação de fungos e pragas, o que não impede, porém, a passagem dos raios ultravioleta e infravermelhos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A laminação é uma técnica de conservação que consiste em envolver o documento, após a sua desacidificação, em duas lâminas (folhas) de poliéster e duas de papel neutro, e em seguida submetê-lo a uma prensa hidráulica para que, através do calor, pressão e agentes químicos, as lâminas se fixem ao documento original.

Com este processo, o documento fica resistente, ou mesmo imune, a ação de fungos, insetos e outros microrganismos. Contudo, considerando que as lâminas são transparentes, elas não impedem a livre passagem de radiação luminosa, que é prejudicial ao documento.

Gabarito do professor: Certo

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Segundo Marilena Leite Paes, a laminação é um processo desenvolvido na Índia que consiste em envolver o documento numa camada semi-plástica a base de acetato é um processo químico que não envolve nem calor nem pressão. O produto ao secar adere ao documento, seria uma espécie de plastificação química visando proteger o documento contra os agentes naturais tais como, poeira, ressecamento, desgaste por manuseio, etc.
O Vinícios nos trouxe a definição da laminação manual.
Mas temos também a "laminação mecanizada" que ao contrário da laminação manual emprega calor e pressão. A durabilidade e as qualidades permanentes do papel são asseguradas sem perda da legibilidade e da flexibilidade, tornando-o imune a ação de fungos e pragas. O volume do documento é reduzido, mas seu peso duplica.  Esse processo de restauração não impede a passagem de raios ultravioletas e infravermelhos.
É o que mais se aproxima do método ideal. Também entendimento da Marilena.
Bons estudos!
Laminação: Envolvimento com papel de seda e acetato de celulose na prensa hidráulica sob pressão e temperatura escpecíficas, CONSIDERADO O MÉTODO MAIS PRÓXIMO DO IDEAL, não altera legibilidade e flexibilidade e evita ataque de insetos.
Laminação: Envolve o documento, nas duas faces, em uma folha de seda e outra de acetato de celulose. Em seguida coloca-se o documento em uma prensa hidráulica com pressão entre 7 e 8 Kg/cm, e temperatura entre 145° a 155°C.
                                                                                                                                       Professor: Mayko Gomes - Ponto dos Concursos

Banho de gelatina: Consiste em mergulhar o documento em banho de gelatina ou cola o que aumenta resistência, não prejudica a visibilidade e a flexibilidade e proporciona a passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos, porém não evita ataque de insetos.

Tecido: Processo de reparação em que são usadas folhas de tecido muito fino, aplicadas com pasta de amido e impede o exame pelos raios ultravioletas e infravermelhos, além disso, a durabilidade do papel é aumentada consideravelmente, porém não evita ataque de insetos e prejudica a legibilidade e flexibilidade.

Laminação: Processo que se envolve o documento, nas duas faces, com uma folha de papel de seda e outra de acetato de celulose, colocando-o numa prensa hidráulica, sob pressão média de 7 a 8kg/cm e temperatura entre 145 a 155C. A durabilidade e as qualidades permanentes do papel são asseguradas sem perda da legibilidade e da flexibilidade, tornando-o imune à ação de fungos e pragas. Esse processo de restauração não impede a passagem de raios ultravioletas e infravermelhos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo