Em: “A gente é velho quando é objeto de humilhações bondosas...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
(D)
A gente é velho quando é objeto de humilhações bondosas. Como aquela que aconteceu comigo 25 anos atrás. O metrô estava cheio. Jovem, segurei-me num balaústre. Notei então que uma jovem de uns 25 anos me olhava com um olhar amoroso. Olhei para ela. E houve um momento de suspensão romântica. Minha cabeça e meu coração se alegraram. Até o momento em que ela se levantou com um sorriso e me ofereceu o seu lugar. Foi um gesto de bondade. Com o seu gesto ela me dizia: "O senhor me traz memórias ternas do meu avô..."
Sobre a (A): Extrapolação textual, porquanto, em hipótese alguma é possível fazer a comparação de "humilhações bondosas" com assemelhar-se a um avô.
D - ter o lugar cedido por uma jovem.
No trecho mencionado, Rubem Alves relata a experiência de receber um gesto de bondade — uma jovem cede seu lugar no metrô. No entanto, o ato, embora generoso, faz com que ele perceba sua idade e se sinta como um "avô", o que ele descreve como uma "humilhação bondosa". Trata-se de um momento em que um gesto simpático desperta reflexões sobre a velhice.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo