O Juizado de Violência Doméstica contra a Mulher de Arapira...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1827342 Conhecimentos Gerais

O Juizado de Violência Doméstica contra a Mulher de Arapiraca (AL), a 125 km de Maceió, usou a Lei Maria da Penha a favor de uma mulher transexual ofendida e agredida por outras duas mulheres. A decisão de ontem foi dada pelo juiz Alexandre Machado, que determinou medidas protetivas contra a vítima.


[...]


“As requeridas teriam a agredido e proferido xingamentos contra ela, em razão de sua identidade de gênero. As agressões e xingamentos são graves, pois não seriam decorrentes do que a requerente fez ou faz – característica definidora da moderna natureza humana – mas por quem ela é, pelo exercício do direito de liberdade de escolher e mudar.

Disponível em:<https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/

2020/01/23/juiz-aplica-maria-da-penha-a-favor-de-trans-defesa-

de-todos-os-direitos.htm?cmpid=copiaecolaa>. Acesso em: 24 jan. 2020


A aplicação da Lei Maria da Penha em favor de mulher transexual contra outras duas mulheres se deveu, no caso apontado, ao fato de que a

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos discutir cada ponto, pois ajuda na compreensão.

A)    A agressão foi desigual. Mas não foi por essa questão que a Lei Maria da Penha foi usada para a condenação das duas mulheres, pois nesse caso, outras leis penais poderiam ser usadas. (ERRADA)

B)    A Lei Maria da Penha é destinada à proteção das mulheres. Mas também à proteção de violência doméstica, seja ela contra a mulher ou não. Há casos de homens que sofreram violência doméstica, foram atendidos pela Lei, em uso por analogia. É o entendimento hoje da jurisprudência. É claro que a Lei atinge em maioria mulheres, pois são elas as principais vítimas de violência doméstica e violência por serem mulheres, como por exemplo o feminicídio. (ERRADA)

C)    Apesar de também ter sofrido agressões por meio de xingamentos, não foi por isso que foi usada a Lei Maria da Penha para a condenação das duas mulheres. Os xingamentos poderiam ter sido punidos por outra lei penal ou civil. (ERRADO)

D)    A vítima foi agredida por sua condição de ter se tornado mulher, ou seja, por ser uma mulher transexual. Neste caso, a Lei Maria da Penha foi corretamente usada para a condenação. O STJ estendeu a Lei Maria da Penha às mulheres trans. Foi uma das recentes atualizações da Lei. (CORRETO)


Resposta: D

Gabarito do Professor: D

 

Referências:
STJ. STJ estendeu Lei Maria da Penha para mulheres trans. Disponível em: https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/2023/29012023-Sexta-Turma-estendeu-protecao-da-Lei-Maria-da-Penha-para-mulheres-trans.aspx#:~:text=Sexta%20Turma%20estendeu%20prote%C3%A7%C3%A3o%20da%20Lei%20Maria%20da%20Penha%20para%20mulheres%20trans&text=No%20primeiro%20semestre%20de%202022,ou%20familiar%20contra%20mulheres%20transg%C3%AAnero. Acesso em: 19.09.23

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gabarito d: "vítima foi agredida por sua condição de mulher transexual" Observe:

"As agressões e xingamentos são graves, pois não seriam decorrentes do que a requerente fez ou faz – característica definidora da moderna natureza humana – mas por quem ela é, pelo exercício do direito de liberdade de escolher e mudar."

 A Lei Maria da Penha não distingue orientação sexual nem identidade de gênero das vítimas mulheres

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo