Com base no modelo de comércio de Heckscher-Ohlin, em um equ...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (17)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
É basicamente a definição do modelo de H-O: "Um país exportará bens que utilizarem intensivamente seu fator abundante e importará bens que utilizarem intensivamente seu fator escasso." (Krugman & Obstfeld)
" Uma nação exportará o bem cuja produção exija a utilização intensiva do seu fator relativamente abundane e barato e importará o bem cuja produção exija a utilização intensiva do seu fator escasso e caro".
Note então, que de todas as causas possíveis para as diferenças entre os preços relativos e as vantagens comparativas, o teorma de H-O destaca a diferença na abundância dos fatores ou dotação dos fatores.
O modelo de Keckscher-Ohlin enfatiza a dotação de fatores de produção como principal determinante das vantagens comparativas e busca explicar a composição dos fluxos de comércio internacional.
O modelo tem como base a afirmação que "cada país tem vantagens comparativas no produto cujo processo produtivo emprega de forma mais intensiva o fator de produção abundante naquele país."
Assim, cada país produzirá e exportará o produto:
processo produtivo emprega de forma mais intensiva >>> o fator de produção abundante naquele país.
Fonte: Economia Internacional – Teoria e Experiência Brasileira. Renato Baumann, Otaviano Canuto e Reinaldo Gonçalves. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. P. 18.
Gab. E
Complementando...
- Modelo de Adam Smith: Foco na divisão do trabalho e especialização.
- Modelo de David Ricardo: Introdução da teoria das vantagens comparativas, argumentando que o comércio é benéfico mesmo para países menos eficientes em todas as áreas de produção.
- Modelo de Samuelson: Introdução da possibilidade de fatores de produção se movimentarem entre os setores da economia em resposta ao comércio internacional, mudando a distribuição de renda.
- Modelo de Heckscher-Ohlin: Considera as diferenças nas dotações de fatores de produção (trabalho e capital) entre os países como determinantes do comércio internacional, explicando as vantagens comparativas com base nessas diferenças.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo