Com base no modelo de comércio de Heckscher-Ohlin, em um equ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q308527 Economia
Com base no modelo de comércio de Heckscher-Ohlin, em um equilíbrio com livre comércio,
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

É basicamente a definição do modelo de H-O: "Um país exportará bens que utilizarem intensivamente seu fator abundante e importará bens que utilizarem intensivamente seu fator escasso." (Krugman & Obstfeld)

Um país exportará bens de uso intensivo dos recursos que possui em abundância. Países com grandes extensões de terra se especialização em produtos agrícolas. Nações ricas em capital se concentração nos produtos intensivos de capital especialmente manufaturados sofisticados. Esses padrões de especialização levam a padrões análogos de comércio. Fonte: Capitalismo global. Jeffry Frieden

" Uma nação exportará o bem cuja produção exija a utilização intensiva do seu fator relativamente abundane e barato e importará o bem cuja produção exija a utilização intensiva do seu fator escasso e caro".

Note então, que de todas as causas possíveis para as diferenças entre os preços relativos e as vantagens comparativas, o teorma de H-O destaca a diferença na abundância dos fatores ou dotação dos fatores.

O modelo de Keckscher-Ohlin enfatiza a dotação de fatores de produção como principal determinante das vantagens comparativas e busca explicar a composição dos fluxos de comércio internacional.

O modelo tem como base a afirmação que "cada país tem vantagens comparativas no produto cujo processo produtivo emprega de forma mais intensiva o fator de produção abundante naquele país."

Assim, cada país produzirá e exportará o produto:

processo produtivo emprega de forma mais intensiva >>> o fator de produção abundante naquele país.

Fonte: Economia Internacional – Teoria e Experiência Brasileira. Renato Baumann, Otaviano Canuto e Reinaldo Gonçalves. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. P. 18.

Gab. E

Complementando...

  1. Modelo de Adam Smith: Foco na divisão do trabalho e especialização.
  2. Modelo de David Ricardo: Introdução da teoria das vantagens comparativas, argumentando que o comércio é benéfico mesmo para países menos eficientes em todas as áreas de produção.
  3. Modelo de Samuelson: Introdução da possibilidade de fatores de produção se movimentarem entre os setores da economia em resposta ao comércio internacional, mudando a distribuição de renda.
  4. Modelo de Heckscher-Ohlin: Considera as diferenças nas dotações de fatores de produção (trabalho e capital) entre os países como determinantes do comércio internacional, explicando as vantagens comparativas com base nessas diferenças.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo