O terapeuta ocupacional, ao avaliar um paciente diagnostica...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: AOCP Órgão: FUNPAPA Prova: AOCP - 2018 - FUNPAPA - Terapeuta ocupacional |
Q1101586 Terapia Ocupacional
O terapeuta ocupacional, ao avaliar um paciente diagnosticado com Alzheimer, apresentando por sequelas danos de memória, pensamento e planejamento, pressupõe que esse paciente está com lesões nas regiões
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Analisando as opções para a lesão cerebral em pacientes com Alzheimer

A alternativa correta é a C: do córtex cerebral.

Por quê?

A doença de Alzheimer é caracterizada pela degeneração progressiva de neurônios, principalmente no córtex cerebral. Essa região do cérebro é responsável por funções superiores como:

  • Memória: A formação e a recuperação de memórias dependem de diversas áreas do córtex cerebral, como o hipocampo.
  • Pensamento: O córtex pré-frontal, localizado na parte anterior do cérebro, é crucial para o planejamento, a tomada de decisões e o raciocínio abstrato.
  • Linguagem: Áreas específicas do córtex cerebral, como a área de Broca e de Wernicke, são responsáveis pela produção e compreensão da linguagem, respectivamente.

Por que as outras opções estão incorretas?

  • Axônios: Embora os axônios sejam importantes para a comunicação entre os neurônios, lesões isoladas nos axônios não explicam a ampla gama de déficits cognitivos observados na doença de Alzheimer.
  • Cerebelo: O cerebelo está mais relacionado ao controle motor, equilíbrio e coordenação. Lesões cerebelares causariam principalmente problemas de movimento, e não os déficits cognitivos típicos do Alzheimer.
  • Área de Broca: A área de Broca é uma pequena região do córtex cerebral envolvida na produção da linguagem. Lesões nessa área causariam dificuldades na fala, mas não explicariam os déficits de memória e pensamento.
  • Medula: A medula espinhal está relacionada principalmente ao controle dos movimentos e reflexos. Lesões medulares causariam déficits motores e sensitivos, mas não os sintomas cognitivos do Alzheimer.

Em resumo

A degeneração do córtex cerebral, especialmente em áreas como o hipocampo e o córtex pré-frontal, é a principal causa dos sintomas de memória, pensamento e planejamento observados em pacientes com Alzheimer. O terapeuta ocupacional, ao avaliar esses pacientes, deve considerar essa base neuroanatômica para direcionar suas intervenções.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo