Acerca da relação entre antropologia e direitos, julgue o it...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q901799 Antropologia

Acerca da relação entre antropologia e direitos, julgue o item a seguir.


Uma das características das práticas de discriminação no Brasil é a forma dissimulada como algumas delas ocorrem, o que dificulta sua identificação até mesmo para aqueles que a sofrem na pele.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - certo.

A questão aborda a relação entre antropologia e direitos, especificamente no contexto das práticas de discriminação no Brasil. Para resolver essa questão, é necessário um entendimento básico das dinâmicas de discriminação e preconceito na sociedade brasileira, além de um conhecimento sobre como a antropologia jurídica analisa essas questões.

Justificativa da Alternativa Correta (C - certo):

Uma das características das práticas de discriminação no Brasil é, de fato, a forma dissimulada como algumas delas ocorrem. A discriminação dissimulada é aquela que não é abertamente manifesta, mas está presente em pequenas ações, comportamentos e políticas que excluem ou desfavorecem determinados grupos.

Essa forma de discriminação é muitas vezes dificultosa de ser identificada até mesmo para aqueles que são alvo dela. Isso se deve ao fato de que essas práticas são frequentemente integradas nas normas culturais e sociais, tornando-se quase "invisíveis" ou "naturais" aos olhos dos que as vivenciam.

A antropologia jurídica se debruça sobre essas questões ao examinar como as normas legais e sociais afetam diferentes grupos e indivíduos, revelando essas formas sutis de exclusão e preconceito. Assim, a questão está correta ao afirmar que a discriminação no Brasil pode ser dissimulada e difícil de ser percebida.

Explicação das Alternativas Incorretas

Nesta questão específica, não há alternativas adicionais apresentadas, mas é importante entender por que a afirmação é válida. Uma alternativa incorreta poderia, por exemplo, negar a existência de discriminação dissimulada ou sugerir que essas práticas são facilmente identificáveis, o que contradiria a realidade observada pela antropologia jurídica.

Para um bom desempenho em questões de concursos que envolvem antropologia jurídica, recomendo estudar a forma como as desigualdades sociais e discriminações são perpetuadas e a maneira como a antropologia contribui para a identificação e compreensão dessas práticas.

Se precisar de mais alguma orientação ou tiver outra questão, estou à disposição para ajudar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo