Considere o termo “murmurinha”, utilizado pelo autor no 1º§ ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2300952 Português
Dever de casa


      Um fiapo de gente e um feixe de problemas. Agora é uma perguntação que não tem mais fim. Papai, o plural de segunda- -feira? Tira os óculos, para de ler a revista. Daqui a pouco é hora do telejornal. Dia cansativo, mas pai é pai. Segunda-feira, segunda-feira. Murmurinha, como se procurasse na memória algo que não sabe o que é. Segunda-feira, pai. Ah, sim. O plural dos nomes compostos. Ao menos isto não terá mudado.
       Mudam tudo neste país. Depois querem ter jurisprudência. Ainda hoje andou lendo um acórdão. Ementa malfeita. Segunda-feira no plural. Não tem mais o que inventar. Segundas-feiras. Variam os dois elementos. Fácil, óbvio. Entendeu?
       Nem tinha retomado a leitura e lá vem outra perguntinha. Quarta-feira é abstrato ou concreto? Essa, agora. Primeiro vamos saber se é mesmo substantivo. Nenhuma dúvida. É substantivo. Abstrato?
         Concreto. A professora disse que é concreto. Pai é pai. Põe tudo de lado e sai sem bater a porta. Concreto, está lá no Celso Cunha, é o substantivo que designa um ser propriamente dito. Nomes de pessoas, de lugares, de instituições etc. Quarta-feira. Vamos raciocinar. Nome de um dia. Abstrato designa noção, ação, estado e qualidade. Desde que considerados como seres. Quarta-feira é um ser? Se é um dia, é um ser. Mas concreto? Abstrato. Deve ser abstrato.
         Um dia de matar, o trânsito engarrafado. A dorzinha de cabeça já se instalou. Quarta-feira, papai. Afinal? Outro dia era o aliás. Até que teve sua graça. Que é aliás? Bom, como categoria gramatical, me parece que. Pausa. Mudaram a nomenclatura gramatical toda. A educação tem de ser mesmo um desastre. País de analfabetos. Doutores analfabetos. Aliás, advérbio não é. Ou melhor, é controvertido. Vem do latim. Quer dizer quer dizer, como disse o outro. Será advérbio?
         Esses meninos de hoje, francamente. Gramática ninguém estuda mais. A língua andrajosa, um monte de solecismos. Mas quarta-feira é substantivo abstrato? Concreto, disse a professora. Ora, pinoia. Está começando o telejornal. Mais um fantasma. Mandado de segurança. Mandado e não mandato. Preste atenção, meu filho. Aliás, só faltava essa. Meter o Supremo nessa enrascada. Querem atear fogo no país. Fantasma é concreto? Eta Brasil complicado! Aliás, hoje é quarta-feira. Abstrata? Uma vergonha!


(RESENDE, Otto Lara. Folha de S. Paulo. Instituto Moreira Salles. Em: 13/09/1992.)
Considere o termo “murmurinha”, utilizado pelo autor no 1º§ do texto. A partir da contextualização e com base no emprego de classes de palavras, é correto afirmar que se trata do
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Considere o termo “murmurinha", utilizado pelo autor no 1º§ do texto. A partir da contextualização e com base no emprego de classes de palavras, é correto afirmar que se trata do





Murmurinha, como se procurasse na memória algo que não sabe o que é. Segunda-feira, pai. Ah, sim. O plural dos nomes compostos. Ao menos isto não terá mudado.




A) Incorreta.


Trata-se de um verbo, e não adjetivo, pois é um elemento que emite ação e pode ser conjugado entre as pessoas do singular e plural.





B)  Incorreta.


Não é substantivo, mas sim um verbo. 




C) Incorreta.



Nesse caso, seria o infinitivo no diminutivo e não a terceira pessoa. Não necessita usar o diminutivo desse verbo já que possui uma versão apropriada do verbo “murmurrinhar" para ele.





Murmurar + inhava




D) Correta.


verbo “murmurinhar" flexionado na 3ª pessoa do singular e no presente do modo indicativo, o qual tem o significado de “falar em voz baixa, sussurrar".





eu murmurinhava

tu murmurinhavas

ele murmurinhava

nós murmurinhávamos

vós murmurinháveis

eles murmurinhavam


Gabarito: D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

verbo “murmurinhar” flexionado na 3ª pessoa do singular e no presente do modo indicativo, o qual tem o significado de “falar em voz baixa, sussurrar”.

Não entendi a diferença de significação dos dois verbos :/

Mas o certo não seria murmurar? Qual a diferença entre os dois??

Errei! Mas pesquisando, acredito que o erro da letra C está no fato de que diz que murmurinhar está flexionado no diminutivo, e na verdade está no infinitivo.

Verbo MURMURAR presente do indicativo

eu murmuro

tu murmuras

ele murmura

nós murmuramos

vós murmurais

eles murmuram

Diferente

Verbo Murmurinhar presente do indicativo

eu murmurinho

tu murmurinhas

ele murmurinha

nós murmurinhamos

vós murmurinhais

eles murmurinham

gabarito D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo