O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de des...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2300974 Conhecimentos Gerais
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de desenvolvimento neurológico, definida por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos ou interesses repetitivos ou restritos. O Dia Mundial do Orgulho Autista, comemorado em 18 de junho, destaca a importância do conhecimento individual e coletivo das características diversas do espectro do autismo, com o objetivo de reduzir o estigma e o preconceito associado à condição.

(Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/dia-mundial-do-orgulho-autista-conheca-os-diferentes-sinais-da-condicao/. Adaptado. Acesso em: 18/06/2023.)

Sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As vacinas não são fatores de risco para o desenvolvimento do autismo. A hipótese de que as vacinas causam autismo foi levantada em 1998, por Andrew Wakefield, um médico britânico que publicou um artigo em uma revista científica que sugeria uma associação entre a vacina tríplice viral (MMR) e o autismo. No entanto, o artigo de Wakefield foi posteriormente retirado da revista após ser revelado que ele havia falsificado dados e recebido financiamento de um advogado que estava processando fabricantes de vacinas.

Estudos subsequentes não encontraram nenhuma associação entre as vacinas e o autismo. A Organização Mundial da Saúde (OMS), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e a Academia Americana de Pediatria (AAP) não recomendam a retirada de nenhuma vacina do calendário de vacinação em razão da preocupação com o autismo.

As demais alternativas estão corretas. O autismo é um espectro, o que significa que se apresenta em níveis variados em cada indivíduo. Algumas pessoas com autismo podem ter dificuldades graves de comunicação e interação social, enquanto outras podem ter dificuldades mais sutis.

Não há cura para o autismo, mas existem tratamentos que podem ajudar a melhorar o funcionamento e a qualidade de vida das pessoas com autismo. Esses tratamentos podem incluir terapia comportamental, terapia ocupacional, terapia de linguagem e outros. Em manifestações agudas do autismo, podem ser observados sintomas de agitação e/ou agressividade. Esses sintomas podem ser causados por fatores como estresse, frustração ou mudanças na rotina.

Resposta: B

Gabarito do Professor: B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Vacinas são fatores de risco para o seu desenvolvimento.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo