A respeito da expressão Arquitetura da Informação, apresent...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q568445 Biblioteconomia
A respeito da expressão Arquitetura da Informação, apresentada pelo arquiteto e desenhista gráfico Richard Saul Wurman, na década de 1960, assinale a afirmativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B - A informação sobre ambientes urbanos pode ser reunida, organizada e apresentada para públicos distintos.

A questão aborda o conceito de Arquitetura da Informação, um campo multidisciplinar que envolve a organização, estruturação e apresentação de informações de forma clara e eficaz. Este conceito foi introduzido por Richard Saul Wurman na década de 1960, com o intuito de aprimorar a comunicação e a compreensão das informações em diversos contextos.

No contexto da alternativa B, a ideia é que a Arquitetura da Informação pode ser aplicada na estruturação de dados sobre ambientes urbanos, permitindo sua organização e apresentação de maneira acessível a diferentes públicos. Este é um exemplo claro de como a arquitetura da informação pode facilitar a compreensão e o acesso a informações complexas, tornando-as úteis e compreensíveis para pessoas com diferentes necessidades e interesses.

Vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A: Foca na disponibilidade de acervos na Internet, o que está mais relacionado à digitalização de coleções e bibliotecas digitais, mas não é um conceito central da Arquitetura da Informação.

Alternativa C: Refere-se à troca de informações online e à criação de fontes de informação sem propriedade física. Embora relevante, não descreve a essência da Arquitetura da Informação conforme proposta por Wurman.

Alternativa D: Trata da conectividade de redes sem fio, um conceito mais alinhado à tecnologia da informação e não à organização e estruturação de informações.

Alternativa E: Descreve um serviço de comunicação online em tempo real, como chat, que não se relaciona diretamente ao conceito de Arquitetura da Informação.

A Arquitetura da Informação, portanto, é essencial para transformar informações complexas em dados compreensíveis e acessíveis, o que é bem exemplificado pela alternativa B.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"Segundo Willys (2000, p. 1): na década de 1960, no início de sua carreira como arquiteto, Wurman tornou-se interessado em questões relativas aos modos pelos quais os edifícios, transportes, serviços públicos, e as pessoas trabalhavam e interagiam umas com as outras em ambientes urbanos. Isto o levou a desenvolver ainda mais o interesse nas formas pelas quais as informações sobre ambientes urbanos poderiam ser reunidas, organizadas e apresentadas de forma significativa para arquitetos, urbanistas, engenheiros de transportes e de serviços públicos, e especialmente para as pessoas que vivem ou visitam as cidades. A semelhança de tais interesses com as preocupações dos profissionais de biblioteconomia e ciência da informação é evidente"

SILVA, M. A. T.; PINHO NETO, J. A. S.; DIAS, G. A. Arquitetura da Informação para quê e para quem? uma reflexão a partir da prática em ambientes informacionais digitais. Encontros Bibli, v. 18, n. 37, p. 283-302, mai./ago., 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/download/1518-2924.2013v18n37p283/25329/101067. Acesso em: 16 fev. 2021.

→ A expressão Arquitetura da Informação (AI), apresentada pelo arquiteto e desenhista gráfico Richard Saul Wurman, na década de 1960, é definida como uma informação sobre ambientes urbanos que pode ser reunida, organizada e apresentada para públicos distintos. (CAMARGO; VIDOTTI, 2011, p. 5).

CAMARGO, L. S. de A. de.; VIDOTTI, S. A. B. G. Arquitetura da informação: uma abordagem prática para o tratamento do conteúdo e interface em ambientes informacionais digitais. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo