“Paciente, 36 anos, branca, comparece à consulta para check-...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: EBSERH Prova: IDECAN - 2014 - EBSERH - Médico - Cardiologia |
Q1371649 Medicina
“Paciente, 36 anos, branca, comparece à consulta para check-up. Nega comorbidades e sintomas no momento. Ao exame, apresenta PA de 160 x 100.” Sobre o caso anterior, assinale a afirmativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa B. Apesar da paciente apresentar uma pressão arterial elevada, este é apenas um registro e para diagnosticar hipertensão arterial sistêmica (HAS) é necessário que sejam realizadas outras medidas em diferentes momentos, além de outros exames complementares para descartar causas secundárias de hipertensão. Neste caso, a orientação é confirmar ou descartar HAS dentro de 1 mês, para que sejam tomadas as medidas necessárias caso o diagnóstico seja confirmado. É importante ressaltar que a hipertensão arterial é uma condição crônica e que o tratamento deve ser individualizado, considerando fatores como idade, comorbidades, risco cardiovascular e preferências do paciente.

Quando utilizadas as medidas de consultório, o diagnóstico de HA deverá ser sempre validado por medições repetidas, em condições ideais, em duas ou mais visitas médicas em intervalo de dias ou semanas; ou de maneira mais assertiva, realizando-se o diagnóstico com medidas fora do consultório (MAPA ou MRPA), excetuando-se aqueles pacientes que já apresentem LOA ou doença CV. Define-se a classificação de acordo com a PA do consultório e pelo nível mais elevado de PA, sistólica ou diastólica. 

Recomenda-se que o diagnóstico de HA seja baseado em medições repetidas da PA em consultório, em mais de uma consulta, ou pela medida de PA fora do consultório com MAPA e/ou MRPA, desde que essas medidas sejam viáveis.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo