A alternativa que mostra um par de palavras estruturado de f...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q195872 Português
REMÉDIOS
Dicionário histórico – Brasil. Ângela Vianna Botelho e Liana Maria Reis

As drogas medicinais ou “drogas da virtude”, prescritas pelos físicos, odontólogos e médicos homeopatas ou alopatas eram manipuladas por boticários, que importavam remédios europeus e usavam produtos nativos em sua formulação. Os remédios objetivavam muito mais a sintomatologia que a etiologia. A partir de 1837, houve adoção oficial do “Codex medicamentarius gallicus”, que vigorou no Brasil até 1926. Muitas vezes, entretanto, a população recorria à obra Medicina Doméstica, de Buchan, e, posteriormente, à de Chernoviz, bem como à homeopatia de Hahnemann, acabando por se automedicar. As drogas medicinais mais receitadas continuaram a ser o mercúrio, a quina e os vomitivos, purgativos, diuréticos e sudoríficos, muitas vezes extraídos das plantas e raízes nativas, de comprovada eficácia. Eram também muito utilizados os emplastros, fricções e escalda-pés. Aplicações de ventosas, sangrias e sanguessugas eram comumente receitadas, sendo que os banhos de mar e termais passaram a ser prescritos principalmente para infecções cutâneas.
A alternativa que mostra um par de palavras estruturado de forma diferente dos demais é:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - comprovada eficácia.

Essa questão testa seu conhecimento sobre a morfologia das palavras, mais especificamente a formação de palavras em português. É importante compreender como os adjetivos são formados e aplicados em diferentes contextos.

A - comprovada eficácia

Esta alternativa é a correta porque as palavras "comprovada" e "eficácia" são de estruturas diferentes. "Comprovada" é um adjetivo formado a partir do particípio do verbo "comprovar", enquanto "eficácia" é um substantivo abstrato. Isso difere das outras alternativas, onde os pares são formados por um substantivo seguido de um adjetivo:

B - infecções cutâneas

Aqui temos "infecções" (substantivo) e "cutâneas" (adjetivo). Ambos seguem a estrutura de um substantivo modificado por um adjetivo, o que é diferente da estrutura da alternativa correta.

C - remédios europeus

Novamente, temos um substantivo ("remédios") seguido de um adjetivo ("europeus"). Ambas as palavras estão na mesma estrutura que as da alternativa B, ou seja, substantivo e adjetivo.

D - drogas medicinais

Esta alternativa segue o mesmo padrão de substantivo ("drogas") seguido de adjetivo ("medicinais"). Portanto, não se diferencia das anteriores.

E - raízes nativas

Mais uma vez, observamos a estrutura substantivo ("raízes") e adjetivo ("nativas"), o que confirma a consistência dessas estruturas entre as alternativas incorretas.

Resumo: A alternativa A é correta porque "comprovada" é um adjetivo derivado de um verbo (comprovar) enquanto "eficácia" é um substantivo. Nas outras alternativas, os pares são formados por um substantivo seguido de um adjetivo, mantendo a mesma estrutura.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alguém saberia explicar o por quê?

Nas opções "infecções cutâneas", "remédios europeus" etc o termo especifica o substantivo e em "comprovada eficácia", o termo "comprovada" qualifica. Até aqui entendi, mas teria diferença também na função gramatical?

Ao meu ver com exceção da alternativa "A" todos eles indicam origem. Os adjetivos são de origem. Cutanea, da pele, da Europa, europeu e etc

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo