Uma das interferências nas relações interpessoais denomina-s...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A.
A - O julgamento do outro pelos padrões próprios de referências e valores bloqueia o relacionamento interpessoal, ou seja, percebe-se o outro somente pelo que se imagina. Esta alternativa está correta porque descreve uma característica central do preconceito: a avaliação de outra pessoa baseada em preconcepções ou estereótipos, sem um conhecimento real ou completo. Esse tipo de julgamento impede uma interação genuína e pode afetar negativamente as relações interpessoais.
B - A descrição dada nesta alternativa se refere mais à aceitação e à compreensão, que são características positivas nas relações interpessoais, e não ao preconceito. O preconceito, em oposição, geralmente está ligado à rejeição ou ao julgamento baseado em estereótipos.
C - Esta alternativa fala sobre dissonância entre pensamentos e ações, o que não é uma definição precisa de preconceito. O preconceito normalmente se manifesta quando as crenças de uma pessoa levam a comportamentos discricionários ou atitudes negativas.
D - A sugestão de que preconceito consiste em um processo de comunicação interpessoal onde há esforço igual não faz sentido. O preconceito, na verdade, interfere e bloqueia uma comunicação eficaz ao criar barreiras de entendimento e empatia.
E - Esta alternativa confunde preconceito com conflito de interesses ou de objetivos. O preconceito não surge necessariamente de tentativas de alcançar objetivos diferentes, mas sim de julgamentos e atitudes preconcebidas sobre indivíduos ou grupos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a)
O julgamento do outro pelos padrões próprios de referências e valores bloqueia o relacionamento interpessoal, ou seja, percebe-se o outro somente pelo que se imagina.
Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou “estranhos”. De modo geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada estereótipo. Ex.: “todos os alemães são prepotentes”, “todos os americanos são arrogantes”, “todos os ingleses são frios”, “todos os baianos são preguiçosos”, “todos os paulistas são metidos” etc.
Fonte: Ribas e Salim
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo