O mecanismo de ação dos betabloqueadores envolve as seguinte...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: EBSERH Prova: IDECAN - 2014 - EBSERH - Médico - Cardiologia |
Q1371660 Medicina
O trecho a seguir contextualiza o tema tratado na questão.

“Os anti-hipertensivos devem reduzir a pressão arterial, assim como os eventos cardiovasculares fatais e não fatais e, se possível, a taxa de mortalidade.” 
O mecanismo de ação dos betabloqueadores envolve as seguintes características, EXCETO:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão refere-se ao mecanismo de ação dos betabloqueadores, que são fármacos utilizados para controle da pressão arterial (hipertensão). As alternativas A, B, C e E referem-se a mecanismos de ação dos betabloqueadores. A alternativa A se refere à redução da secreção de renina, um hormônio que eleva a pressão arterial. A alternativa B é sobre a adaptação dos barorreceptores, que são responsáveis pela detecção de mudanças na pressão arterial. A alternativa C mostra a diminuição inicial do débito cardíaco, o que significa que o coração primeiramente bombeia menos sangue. A alternativa E descreve a diminuição da disponibilidade de catecolaminas (epinefrina e norepinefrina), que são hormônios que elevam a pressão arterial. Já a alternativa D, a resposta correta, refere-se à estimulação dos receptores beta-2-adrenérgicos, mas este não é um mecanismo de ação dos betabloqueadores, pois eles, na realidade, bloqueiam tais receptores, reduzindo assim a pressão arterial. Portanto, a alternativa D é a única que não descreve corretamente o mecanismo de ação dos betabloqueadores.

BB têm ações farmacológicas complexas. Promovem a diminuição inicial do débito cardíaco e da secreção de renina, com a readaptação dos barorreceptores e diminuição das catecolaminas nas sinapses nervosas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo