O objetivo primordial do tratamento da hipertensão arterial ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: EBSERH Prova: IDECAN - 2014 - EBSERH - Médico - Cardiologia |
Q1371662 Medicina

O objetivo primordial do tratamento da hipertensão arterial é a redução da morbidade e da mortalidade cardiovasculares. Relacione adequadamente os anti-hipertensivos aos respectivos efeitos colaterais.


1. Betabloqueador.

2. IECA.

3. Inibidor de ação central.

4. Diurético.


( ) Broncoespasmo, bradicardia, distúrbios da condução atrioventricular, vasoconstrição periférica, insônia, pesadelos, depressão psíquica, astenia e disfunção sexual.

( ) Podem provocar intolerância à glicose, aumentar o risco do aparecimento do Diabetes mellitus, além de promover aumento de triglicérides.

( ) Sonolência, sedação, boca seca, fadiga, hipotensão postural e disfunção sexual.

( ) Tosse seca, alteração do paladar e, mais raramente, reações de hipersensibilidade com erupção cutânea e edema angioneurótico.


A sequência está correta em

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Na questão, é solicitado que o aluno relacione adequadamente os anti-hipertensivos aos respectivos efeitos colaterais. Em seguida, são apresentadas quatro substâncias anti-hipertensivas: betabloqueador, IECA, inibidor de ação central e diurético. Eles devem ser relacionados aos seguintes efeitos colaterais: broncoespasmo, bradicardia, distúrbios da condução atrioventricular, vasoconstrição periférica, insônia, pesadelos, depressão psíquica, astenia e disfunção sexual; intolerância à glicose, aumento do risco do aparecimento do Diabetes mellitus, além de aumento de triglicérides; sonolência, sedação, boca seca, fadiga, hipotensão postural e disfunção sexual; tosse seca, alteração do paladar e, mais raramente, reações de hipersensibilidade com erupção cutânea e edema angioneurótico. A sequência correta é a alternativa C, que relaciona o betabloqueador com broncoespasmo, bradicardia, distúrbios da condução atrioventricular, vasoconstrição periférica, insônia, pesadelos, depressão psíquica, astenia e disfunção sexual; o diurético com intolerância à glicose, aumento do risco do aparecimento do Diabetes mellitus, além de aumento de triglicérides; o inibidor de ação central com sonolência, sedação, boca seca, fadiga, hipotensão postural e disfunção sexual; e o IECA com tosse seca, alteração do paladar e, mais raramente, reações de hipersensibilidade com erupção cutânea e edema angioneurótico. É importante que o aluno saiba essas relações para identificar quais são as consequências do uso dessas substâncias no tratamento da hipertensão arterial e, assim, escolher e prescrever o tratamento adequado para seus pacientes.

gabarito c

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo