Ventilação Não Invasiva (VNI) utiliza uma pressão inspiratór...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2069636 Fisioterapia
Ventilação Não Invasiva (VNI) utiliza uma pressão inspiratória para ventilar o paciente através de interface naso-facial (suporte inspiratório e ou Pressão de Suporte) e uma pressão positiva expiratória para manter as vias aéreas e os alvéolos abertos para melhorar a oxigenação (pressão expiratória positiva e ou pressão expiratória final positiva). No modo Pressão constante nas vias aéreas (CPAP), é administrado ao paciente através da interface naso-facial somente uma pressão expiratória final contínua nas vias aéreas, e a ventilação do paciente é feita de forma totalmente espontânea.
Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - Recomenda-se evitar o uso da VNI após novo quadro de insuficiência respiratória instalada (ação profilática).

A questão aborda a utilização da Ventilação Não Invasiva (VNI) em diferentes contextos clínicos, enfatizando suas indicações e contraindicações. Para resolver esta questão, é necessário um conhecimento aprofundado sobre os benefícios, limitações e aplicações da VNI em situações específicas como pós-extubação, pós-operatório e em pacientes de risco para insuficiência respiratória aguda (IRpA).

Vamos analisar cada alternativa para entender melhor:

Alternativa A: A afirmação está correta. Após a extubação, a VNI é recomendada para encurtar a duração da ventilação invasiva, reduzir a mortalidade e as taxas de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), além de diminuir os dias de internação em UTI e hospitalar em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) hipercápnicos.

Alternativa B: Também está correta. O uso da VNI imediatamente após a extubação em pacientes de risco é recomendado para evitar insuficiência respiratória aguda (IRpA) e reintubação, desempenhando uma função profilática importante.

Alternativa C: Esta é a alternativa correta por ser a incorreta. A recomendação de evitar o uso da VNI após a instalação de um novo quadro de insuficiência respiratória não condiz com a prática clínica, onde a VNI pode ser indicada para manejo desses quadros, dependendo da avaliação clínica.

Alternativa D: Correta também. A VNI no pós-operatório imediato de cirurgias abdominal e torácica eletivas é recomendada por associar-se à melhora da troca gasosa, redução de atelectasias e diminuição do trabalho respiratório, além de reduzir a necessidade de intubação orotraqueal (IOT) e possivelmente a mortalidade. Deve ser aplicada com cautela, respeitando limitações e contraindicações.

Alternativa E: Esta alternativa também está correta. Em cirurgias esofágicas, bem como em cirurgias torácicas, abdominais, cardíacas e bariátricas, sugere-se o uso da VNI para evitar IRpA, utilizando-se pressões inspiratórias mais baixas (EPAP < 8 e IPAP < 15).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

  • VNI Curativa: é realizada em pacientes que apresentam sinais de falência respiratória, na tentativa de evitar a reintubação. De maneira geral, é contraindicada por não haver benefícios comprovados na literatura, com exceção de pacientes cirúrgicos. Esse procedimento não deve nunca retardar a reintubação do paciente;

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo