Os resultados indicados no Quadro 2, referem-se às resistênc...
Sabe-se, ainda, que as condições de preparo do concreto são compatíveis com a condição de preparo A (com materiais medidos em massa e a água de amassamento corrigida em função da umidade dos agregados), conforme apresentado no Quadro 3.
Considerando-se os resultados obtidos nos ensaios, calcule a resistência característica à compressão estimada (fck,est) do lote de concreto em estudo.
Assinale a alternativa CORRETA:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O concreto é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições. Ele é um material estrutural muito empregado na construção civil, sendo sua característica predominante a elevada capacidade resistente a esforços de compressão. Porém, o concreto é um material frágil frente à esforços de tração, contudo isso é compensado por meio de sua combinação com o aço que, por sua vez, possui ótimo comportamento quando tracionado, constituindo o concreto armado ou o concreto protendido.
O projeto de estruturas de concreto é regulado pela NBR 6118 (ABNT, 2023), enquanto os procedimentos de execução de estruturas de concreto são norteados pela NBR 14931 (ABNT, 2023). Vale ressaltar ainda a norma NBR 12655 (ABNT, 2022), a qual é responsável por estabelecer procedimentos para o preparo, controle, recebimento e aceitação de concretos de cimento Portland.
A NBR 6118 (ABNT, 2023) define o fck como a resistência característica à compressão. Por sua vez, de acordo com o item 6.2.3.2 da NBR 12655 (ABNT, 2022):
“6.2.3.2 Controle estatístico do concreto por amostragem parcial
Para este tipo de controle, em que são retirados exemplares de betonadas distintas, as amostras devem ser de no mínimo seis exemplares para os concretos do grupo I (classes até C50, inclusive) e 12 exemplares para os concretos do grupo II (classes superiores a C50), conforme estabelece a ABNT NBR 8953:
a) para lotes com números de exemplares 6 ≤ n < 20, o valor estimado da resistência característica à compressão (fck,est), na idade especificada, é dado por:
Onde:
- m é igual a n/2. Despreza-se o valor mais alto de n, se for ímpar;
- f1, f2, ..., fm são os valores das resistências dos exemplares, em ordem crescente.
Não se pode tomar para fck,est valor menor que ψ6⋅f1, adotando-se para ψ6 os valores da Tabela 8, em função da condição de preparo do concreto e do número de exemplares da amostra, admitindo-se interpolação linear."
Dado que a Tabela 8, citada acima, consiste no Quadro 3 do enunciado, para os dados do problema em questão, admitindo que as resistências dos corpos de prova informados pelo enunciado consistem nas resistências dos exemplares, resulta que:
Logo, para os dados do problema, resulta uma resistência característica à compressão estimada (fck,est) de 22,33 MPa. Portanto, a alternativa B está correta.
Gabarito do professor: letra B.
Gabarito da banca: letra C.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto. Rio de Janeiro: ABNT, 2023.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 12655: Concreto de cimento Portland - Preparo, controle, recebimento e aceitação — Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2022.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 14931: Execução de estruturas de concreto armado, protendido e com fibras — Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2023.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
corrigindo o erro do professor:
De acordo com o item 6.2.3.2 da NBR 12655 (ABNT, 2022):
“6.2.3.2 Controle
estatístico do concreto por amostragem parcial
Para este tipo de
controle, em que são retirados exemplares de betonadas distintas, as amostras
devem ser de no mínimo seis exemplares para os concretos do grupo I (classes
até C50, inclusive) e 12 exemplares para os concretos do grupo II (classes
superiores a C50), conforme estabelece a ABNT NBR 8953:
a) para lotes com
números de exemplares 6 ≤ n < 20, o valor estimado da resistência
característica à compressão (fck,est), na idade especificada, é dado
por:
fck,est = [ 2* (f1+f2+...+fm-1)/m-1 ] - fm
m = n° de corpos de prova / 2
se for impar, desconsiderar o corpo de maior resistencia
sempre organizar na ordem crescente de resistencia, então
f1 = corpo de prova de menor resistencia
f2 = segundo menor...
a ordem fica assim:
f1 = 23,5 MPa
f2 = 24 MPa
f3 = 25 MPa
f4 = 25,5 MPa
o fck,est deve sempre ser maior ou igual ao coeficiente da tabela vezes o f1 (essa informação foi o professor que trouxe, mas pela NBR 12655, não existe essa condição)
Calculando fck,est1
[2*(23,5+24+25)/3 ] - 25,5 = 22,83 MPa
coeficiente tirado da tabela = 0,95 (para 8 corpos de prova e controle nível A)
fck,est2 = 0,95 * 23,5 = 22,325 MPa
Logo adota-se o maior valor entre os calculados (em negrito azul)
gab. c
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo