Julgue o item subsequente, em relação às estruturas linguíst...
Texto CG1A1-II
Sociedades contemporâneas produzem ciência. Mas sociedades remotas também a produziam, ainda que não o fizessem com os mesmos ferramentais metodológicos de observação e experimentação desenvolvidos e apurados nos séculos posteriores. Nosso conceito mais amplo de ciência pressupõe a tentativa de explicar e entender racionalmente a natureza. Assim como o progresso científico molda e é moldado pelas ideias compartilhadas entre as pessoas no tempo, o mesmo ocorre com a arte, que necessariamente captura, reflete e confronta a sua contemporaneidade. Contudo, embora arte e ciência tenham caminhado juntas no decorrer da história da civilização humana, a literatura que hoje conhecemos como ficção científica corresponde a uma ramificação literária moderna. Talvez seja injusto classificá-la como um gênero, sob o risco de reduzir a ampla extensão de sua capacidade de mesclar diversos territórios, temas e estilos. Em um complexo amálgama de romance, ciência, profecia e especulação, há nessas obras um componente de cientificismo que se tornou explícito na ficção científica em um recorte mais recente da história humana, quando autores, deliberada e conscientemente, incorporaram modelos racionais de explicação em narrativas que, por serem ficcionais, poderiam até se valer de um salvo-conduto que as libertaria dos compromissos técnicos e morais da razão, mas não o fizeram.
Luiz Aloysio Rangel. História e ficção científica: locomotivas, androides e outras viagens do metaverso.
São Paulo: Editora Contexto, 2023, p. 10 (com adaptações).
Em “poderiam até se valer de um salvo-conduto” (último período), a próclise do pronome “se” é obrigatória, haja vista o emprego do vocábulo “até”.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (64)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Algum ser de luz poderia me explicar essa questão?
'Até' é uma preposição. Preposições não são fatores atrativos na colocação pronominal. Portanto o uso da próclise não é obrigatório.
ate Não é particular atrativa
Diante de gerúndio e infinitivo sempre é admitida ênclise, mesmo que haja palavra atrativa antes do verbo.
MANTRA: Infinitivo sempre aceita ênclise!!! Profª Adriana Figueiredo
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo