Acerca da gestão organizacional, julgue os itens que se segu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q348751 Administração Geral
Acerca da gestão organizacional, julgue os itens que se seguem.

O analista que pretenda levantar dados para a elaboração de uma nova arquitetura organizacional deve privilegiar o uso do questionário com garantia de anonimato, procedimento que evita a emissão de falsas informações
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - errado

A questão aborda a prática de levantamento de dados para a elaboração de uma nova arquitetura organizacional. É importante entender que, no contexto da gestão da qualidade e da reestruturação organizacional, os dados coletados devem ser precisos e confiáveis para refletirem a realidade da organização e fundamentarem decisões eficazes.

O item sugere que o uso de questionários com garantia de anonimato seria a melhor abordagem para evitar a emissão de falsas informações. No entanto, essa premissa não é absoluta. O anonimato pode incentivar a participação e a honestidade dos respondentes ao reduzir o medo de retaliações. Contudo, ele também pode gerar um efeito contrário, onde algumas pessoas podem se sentir mais à vontade para fornecer informações distorcidas, pois não haverá consequências diretas para elas.

Portanto, garantir o anonimato não é uma solução completa para evitar informações falsas. Além disso, existem outras técnicas e estratégias de coleta de dados, como entrevistas, grupos focais e observação direta, que podem ser igualmente ou mais eficazes, dependendo do contexto organizacional e do objetivo do levantamento. A qualidade e a confiabilidade dos dados dependem de uma abordagem metodológica bem planejada e da construção de um ambiente de confiança que encoraje a participação sincera dos envolvidos.

Ao proporcionar essa explicação, espero que você possa compreender por que não se pode afirmar categoricamente que o uso de questionários anônimos é a melhor prática em todas as situações de levantamento de dados organizacionais. A gestão da qualidade é multifacetada e requer uma abordagem equilibrada para alcançar resultados confiáveis.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Comentário: não cabe recurso. Vimos o questionário na p. 46, aula 02. Não abordamos esta parte específica. Mas pelas características do formulário com garantia de anonimato, não há como garantir que não serão prestadas informações falsas. Imagine um questionário, não identificado, em que as pessoas devem se pronunciar se possuem dívidas. Mesmo com a garantia do anonimato, a pessoa pode fornecer informações falsas.

http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/mpu-recurso-cargo-7-gestao-das-organizacoes/

Mas a questão não está dizendo que o questionário anônimo garante a emissão de falsas informações, e sim que EVITA. 
Este é o grande problema da cespe, para mim. Ela coloca um termo ambíguo "evita". Dependendo da forma como  você interpreta  o termo, a questão se torna certa ou errada. 

Se o evita aqui significar: Em boa  parte das vezes, não ocorre a emissão de falsas informações, está certa a questão.

Se significar que nunca ocorre, está errado. Esta parece ser a concepção adotada pela banca na questão, enquanto na realidade o entendimento acima é mais comum.

Estas ambiguidades tiram a objetividade e clareza da prova, e consequentemente atrapalha a seleção daqueles que têm mais conhecimento.

"A arquitetura define o arranjo físico das instalações que permite proximidade física entre pessoas e equipamentos para tornar a comunicação mais fácil, arranjos de escritórios e espaços abertos capazes de facilitar contatos entre pessoas e aproximá-las entre si." (Chiavenato, Administração: Teoria, Processo e Prática, 4ª Ed., Pág. 203)
 
Tomando esse conceito de Arquitetura, eu não acredito que o analista deva privilegiar o uso do questionário para a elaboração de uma nova arquitetura organizacional. 
Mas é só um suposição, não tenho certeza.
ERRADO

Ao meu ver a questão apresenta 2 erros:

1) Não existe isso de "privilegiar o uso do questionário com garantia de anonimato" para levantar dados para a elaboração de uma nova arquitetura organizacional.
2) Nem esse tipo de questionário/procedimento (com garantia de anonimato) evita a emissão de falsas informações.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo