Julgue o item subsequente, em relação às estruturas linguíst...
Texto CG1A1-II
Sociedades contemporâneas produzem ciência. Mas sociedades remotas também a produziam, ainda que não o fizessem com os mesmos ferramentais metodológicos de observação e experimentação desenvolvidos e apurados nos séculos posteriores. Nosso conceito mais amplo de ciência pressupõe a tentativa de explicar e entender racionalmente a natureza. Assim como o progresso científico molda e é moldado pelas ideias compartilhadas entre as pessoas no tempo, o mesmo ocorre com a arte, que necessariamente captura, reflete e confronta a sua contemporaneidade. Contudo, embora arte e ciência tenham caminhado juntas no decorrer da história da civilização humana, a literatura que hoje conhecemos como ficção científica corresponde a uma ramificação literária moderna. Talvez seja injusto classificá-la como um gênero, sob o risco de reduzir a ampla extensão de sua capacidade de mesclar diversos territórios, temas e estilos. Em um complexo amálgama de romance, ciência, profecia e especulação, há nessas obras um componente de cientificismo que se tornou explícito na ficção científica em um recorte mais recente da história humana, quando autores, deliberada e conscientemente, incorporaram modelos racionais de explicação em narrativas que, por serem ficcionais, poderiam até se valer de um salvo-conduto que as libertaria dos compromissos técnicos e morais da razão, mas não o fizeram.
Luiz Aloysio Rangel. História e ficção científica: locomotivas, androides e outras viagens do metaverso.
São Paulo: Editora Contexto, 2023, p. 10 (com adaptações).
Julgue o item subsequente, em relação às estruturas linguísticas do texto CG1A1-II.
As formas pronominais “la” e “sua” (sexto período)
retomam, por coesão, a expressão “ficção científica” (quinto
período).
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (15)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTO
Coesão e coerência são dois elementos textuais fundamentais para a elaboração de um texto que tenha sentido e lógica. A coesão se refere aos elementos linguísticos, como conjunções, pronomes e advérbios, que ligam as partes do texto. A coerência se refere ao encadeamento lógico de ideias e à adequação da linguagem e da sequência.
Caros, alguém saberia dizer o porquê o termo retornado pelas preposições não é "a literatura"?
No contexto da oração, acreditei estar errado.
Grato.
Contudo, embora arte e ciência tenham caminhado juntas no decorrer da história da civilização humana, a literatura que hoje conhecemos como ficção científica corresponde a uma ramificação literária moderna.
Talvez seja injusto classificá-la como um gênero, sob o risco de reduzir a ampla extensão de sua capacidade de mesclar diversos territórios, temas e estilos.
Pensei assim: O que corresponde a uma ramificação literária moderna?
A literatura ou a ficção científica?
A ficção científica!
Seria injusto classificar O QUE como um gênero? Literatura ou a ficção científica?
A ficção científica...
SERIA INJUSTO CLASSIFICAR A FICÇÃO CIENTÍFICA COMO UM GÊNERO, SOB O RISCO DE REDUZIR A AMPLA EXTENSÃO DA CAPACIDADE DA FICÇÃO CIENTÍFICA DE MESCLAR DIVERSOS TERRITÓRIOS, TEMAS E ESTILOS...
Ao final do texto, há o título e o autor, faz sentido também.
Aí o cebraspe ta com pantin
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo