A síndrome da imobilidade (SI) é um conjunto de modificações...
Sobre a SI e a abordagem fisioterapêutica, analise as afirmativas e assinale a INCORRETA.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C.
A síndrome da imobilidade (SI) é uma condição que afeta indivíduos que permanecem acamados por longos períodos. Esta condição pode acarretar uma série de modificações e complicações que envolvem diferentes sistemas do corpo, incluindo problemas circulatórios, dermatológicos, respiratórios e psicológicos.
Vamos analisar cada alternativa para compreender por que a alternativa C é a incorreta:
A. A atuação fisioterapêutica na SI é extremamente importante, mostrando a eficácia nas respostas negativas que a patologia traz, tendo a cinesioterapia como recurso mais utilizado.
Comentário: Esta alternativa está correta. A cinesioterapia é a principal abordagem utilizada pelos fisioterapeutas para tratar pacientes com SI, sendo fundamental para evitar complicações e promover a recuperação dos pacientes.
B. Problemas de origem ortopédica e diversos tipos de infecções são desordens que trazem muita dor ao indivíduo, levando-o a permanecer por um longo tempo restrito ao leito.
Comentário: Esta alternativa também está correta. Dores e infecções podem forçar o paciente a ficar imobilizado, agravando os riscos de desenvolver a SI.
C. Alterações psiquiátricas também são fatores que levam ao desenvolvimento da síndrome da imobilidade, mas nesses casos não cabe intervenção fisioterapêutica.
Comentário: Esta alternativa é incorreta. Embora alterações psiquiátricas possam contribuir para a imobilidade, a intervenção fisioterapêutica é essencial para tratar as consequências físicas da imobilização, independentemente da causa subjacente.
D. O fisioterapeuta irá trabalhar diretamente nas consequências da doença resultante da imobilização no leito, principalmente no sistema musculoesquelético, tais quais encurtamentos, diminuição da amplitude de movimento (ADM), diminuição da mobilidade e flexibilidade.
Comentário: Correto. A intervenção fisioterapêutica foca em restaurar a função musculoesquelética, que é severamente impactada pela imobilização prolongada.
E. O fisioterapeuta também atuará no aumento da tensão muscular, que muitas vezes se instala devido ao longo tempo na mesma posição, na diminuição da força muscular, nas complicações pulmonares e nos edemas.
Comentário: Correto. O fisioterapeuta tem um papel amplo e significativo na prevenção e tratamento de diversas complicações decorrentes da imobilidade, incluindo tensão muscular, perda de força, problemas respiratórios e edemas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
fisioterapeuta é psicólogo?
Gente
O que é a Cespe diante dessas bancas que tem como referência bibliografica: Fonte da cabeca deles?
kkkkkkk
Creio que o fisioterapeuta ira tratar as consequencias do imobilismo, independente da causa....
A mobilização precoce auxilia na redução de delirium durante o internamento.
"Outro cuidado fortemente recomendado nos estudos refere-se à mobilização precoce, entendida como a provisão proativa de fisioterapia em pacientes críticos17. Tal conduta demonstrou melhora no quadro de delirium, além de outros desfechos positivos: diminuição do tempo de ventilação mecânica, de internação hospitalar e da morbimortalidade, otimizando as condições clínicas do paciente e favorecendo a sua recuperação"
referência: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/z9pJQ9bMpbM3Ly8S8gGY6bt/#:~:text=Os%20estudos%20que%20implementaram%20a,recomendado%20para%20a%20pr%C3%A1tica%20cl%C3%ADnica.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo