A seguir, é mostrada a seção transversal típica de um pavime...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: UFLA Órgão: UFLA Prova: UFLA - 2023 - UFLA - Engenheiro Civil |
Q2220194 Engenharia Civil

A seguir, é mostrada a seção transversal típica de um pavimento flexível.


Imagem associada para resolução da questão

Com relação às várias camadas que dão suporte à pista de rolamento desse projeto de estradas e aos pavimentos flexíveis como opção à construção das estradas de rodagem, analise as afirmativas, a seguir, e marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Primeiramente faz-se importante definir que a pavimentação consiste no revestimento de um piso ou terreno. De forma simplificada, as camadas que podem constituir um pavimento são, da mais interior para a mais exterior:

 

- Subleito: material de fundação do pavimento;

- Leito/Regularização: camada situada acima do subleito, formada pelas movimentações de terra na terraplenagem para conceber o greide de projeto;

- Reforço de subleito: camada com propriedades geotécnicas inferiores as da sub-base, empregada com o intuito de reduzir a espessura dessa última por motivos econômicos;

- Sub-base: camada intermediária entre o reforço do subleito e a base. Ela tem a função de controlar deformações e compatibilizar o comportamento mecânico das camadas, podendo sua existência ser desnecessária;

- Base: camada que resiste e distribui as ações provenientes das cargas verticais;

- Revestimento: camada localizada acima da base, na posição mais externa. Sua função é receber a ação do tráfego diretamente.

 

O Manual de Pavimentação do DNIT (BRASIL, 2006), em seu item 3.2, classifica os pavimentos em flexíveis, semirrígidos e rígidos.

 

O pavimento flexível possui uma camada asfáltica superficial assentada sobre as camadas de base, sub-base, reforço de subleito, leito e subleito. O seu mecanismo de funcionamento fundamenta-se em todas as camadas trabalharem conjuntamente, distribuindo os esforços verticalmente em parcelas praticamente equivalentes nelas. Consequentemente, nos pavimentos flexíveis, as camadas não são solicitadas à tração.

 

Por sua vez, o pavimento rígido é aquele cujo revestimento possui elevada rigidez em relação às demais. Especificamente, o revestimento do pavimento rígido consiste em placas de concreto, fazendo com que o mesmo absorva praticamente todas as tensões oriundas do trafego. Nos pavimentos rígidos, além das placas de concreto (revestimento), há a camada de sub-base e de subleito. Diferentemente dos pavimentos flexíveis, os pavimentos rígidos são constituídos por camadas que trabalham essencialmente à tração. Vale ressaltar ainda que a espessura do pavimento é dependente da resistência à tração do concreto.

 

Por fim, o pavimento semirrígido é um misto de ambos, sendo caracterizado por possuir uma base cimentada por algum aglutinante dotado de propriedades cimentícias.

 

A Norma DNIT 137/2010 - ES (DNIT, 2010) trata sobre a regularização do subleito. Em sua seção 3.1, conta que a regularização do subleito consiste na “operação destinada a conformar o leito estradal, transversal e longitudinalmente, obedecendo às larguras e cotas constantes das notas de serviço de regularização de terraplenagem do projeto, compreendendo cortes ou aterros até 20 cm de espessura."

 

Nesse contexto, dentre as alternativas do problema, a letra D é a única que apresenta uma informação incorreta. A sentença que afirma que a regularização do subleito corrige falhas da camada final de terraplenagem ou de um leito antigo de estrada de terra está correta. Porém, a afirmação de que se deve “manter uma espessura mínima equivalente à do reforço do subleito, sendo etapa obrigatória de todo processo construtivo" está errada. A camada de reforço do subleito só deve existir se necessária. Além disso, as normas do DNIT não estabelecem uma espessura mínima para a regularização do subleito.

 

Ademais, vale ressaltar que as alternativas A, B e C apresentam afirmações corretas.

 

Gabarito do professor: letra D.

 

DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (2013). DNIT 137/2010-ES – Pavimentação – Regularização do subleito - Especificação de serviço. Rio de Janeiro, 2010.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

não é algo obrigatório o reforço do sub-leito

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo