A impermeabilização na construção civil garante o isolamento...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: UFLA Órgão: UFLA Prova: UFLA - 2023 - UFLA - Engenheiro Civil |
Q2220199 Engenharia Civil
A impermeabilização na construção civil garante o isolamento dos materiais de construção a fim de protegê-los contra o contato com líquidos e vapores indesejados, assim como proteger o meio ambiente de possíveis vazamentos ou contaminações. Com base nos conceitos e critérios normativos referentes à impermeabilização na construção civil, analise as afirmações que seguem: 
I. A execução incorreta da impermeabilização ou a ausência dessa pode gerar problemas de oxidação das armaduras em estruturas de concreto armado;
II. Os produtos utilizados em impermeabilizações não causam sobrecargas nas estruturas, conforme preconizado na NBR 6120 – Ações para o cálculo de estruturas de edificações (ABNT, 2019);
III. As argamassas com hidrofugantes ou poliméricas podem ser aplicadas diretamente sobre a base e constituem um dos processos de impermeabilização flexível mais indicados em banheiros e fundações;
IV. A impermeabilização com manta asfáltica dispensa o teste de estanqueidade, devido ao seu processo de execução e aos materiais empregados;
V. Os sistemas de impermeabilização rígidos têm baixa capacidade de absorver as deformações da base, tais como deformações advindas de fissuras ou trincas.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Primeiramente, faz-se importante definir que a impermeabilização é um serviço muito importante na construção civil, sendo responsável por prevenir manifestações patológicas provocadas pela água e outros agentes. Quanto à normatização, o projeto de impermeabilização é norteado pela NBR 9574 (ABNT, 2008), enquanto a execução é regulamentada pela NBR 9575 (ABNT, 2010).

 

Com relação às suas características, os sistemas de impermeabilização são classificados em rígidos e flexíveis:

 

- Impermeabilização rígida: “conjunto de materiais ou produtos que não apresentam características de flexibilidade compatíveis e aplicáveis às partes construtivas não sujeitas à movimentação do elemento construtivo" (ABNT NBR 9575, 2010). Colocando de outro modo, os sistemas rígidos de impermeabilização rígida não possuem capacidade de movimentação. Por esse motivo, eles devem ser utilizados em estruturas sujeitas à baixa deformação. Os principais sistemas de impermeabilização rígida são a argamassa impermeável e a argamassa polimérica;

 

- Impermeabilização flexível: “conjunto de materiais ou produtos que apresentam características de flexibilidade compatíveis e aplicáveis às partes construtivas sujeitas à movimentação do elemento construtivo." (ABNT NBR 9575, 2010). Em outras palavras, os sistemas de impermeabilização flexível são aqueles capazes de deformarem juntamente com a estrutura. Os sistemas flexíveis de impermeabilização caracterizam-se por serem mantas ou membranas.

 

Analisando as afirmativas separadamente, verifica-se que:

 

- A afirmativa I está correta. A oxidação da armadura trata-se de um processo que ocorre quando o aço entra em contato com o oxigênio presente no ar. A percolação da água nos elementos de concreto armado favorece a ocorrência da oxidação;

 

- A afirmativa II está errada. Os produtos utilizados em impermeabilizações causam sobrecargas nas estruturas. Em sua Tabela 4, a NBR 6120 (ABNT, 2019) apresenta os pesos por metro quadrado de revestimentos de pisos e de impermeabilizações;

 

- A afirmativa III está errada. As impermeabilizações citadas são rígidas e não flexíveis;

 

- A afirmativa IV está errada. O ensaio de estanqueidade deve ser realizado;

 

- A afirmativa V está correta. Por conta das características do material, os sistemas de impermeabilização rígidos não possuem capacidade de movimentação e, consequentemente, têm baixa capacidade de absorver as deformações.

 

Portanto, somente as afirmativas I e V estão corretas. Logo, a alternativa A deve ser assinalada.

 

Gabarito do professor: letra A.

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6120: Ações para o cálculo de estruturas de edificações. Rio de Janeiro: ABNT, 2019.

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 9574: Execução de impermeabilização. Rio de Janeiro: ABNT, 2008.

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 9575: Impermeabilização - Seleção e projeto. Rio de Janeiro: ABNT, 2010.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

II - Incorreta, conforme NBR 6120 (Ações para o Cálculo de Estruturas das Edificações), a Tabela 4 - Revestimentos de pisos e informações - fornece informações do peso específico a ser considerado, em kN/cm2, dependendo da espessura da camada, para impermeabilização em manta asfáltica.

III - Incorreta. Ao observar a NBR 9574 (Execução de Impermeabilização), itens 4.2.1 Argamassa impermeável com aditivo hidrófugo, 4.2.2 Argamassa modificada com polímero e 4.2.3 Argamassa polimérica, apenas a polimérica é aplicada diretamente sobre a base. As demais:

-> Argamassa impermeável com aditivo hidrófugo: exige camada de chapisco de cimento e areia, traço 1:2, para servir de ponte de aderência entre o substrato e a argamassa.

-> Argamassa modificada com polímero: exige camada de imprimação com uma composição de polímero (previamente diluído em água) e cimento Portland.

IV - Incorreta. Conforme NBR 9574, item 5.6 Após a execução da impermeabilização, recomenda-se ser efetuado ensaio de estanqueidade com água limpa, com duração minima de 72h para verificação de falhas na execução do tipo de impermeabilização utilizado.

Ou seja, qualquer que seja o sistema de impermeabilização adotado, recomenda-se ensaio de estanqueidade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo