A LIÇÃO DO FOGOUm membro de determinado grupo, ao qual prest...
Um membro de determinado grupo, ao qual prestava serviços regularmente, sem nenhum aviso, deixou de participar de suas atividades. Após algumas semanas, o líder daquele grupo decidiu visitá-lo. Era uma noite muito fria. O líder encontrou o homem em casa sozinho, sentado diante da lareira, onde ardia um fogo brilhante e acolhedor.
Adivinhando a razão da visita, o homem deu as boas-vindas ao líder, conduziu-o a uma cadeira perto da lareira e ficou quieto, esperando. O líder acomodou-se confortavelmente no local indicado, mas não disse nada. No silêncio sério que se formara, apenas contemplava a dança das chamas em torno das achas de lenha, que ardiam. Ao cabo de alguns minutos, o líder examinou as brasas que se formaram. Cuidadosamente, selecionou uma delas, a mais incandescente de todas, empurrando-a para o lado. Voltou, então, a sentar-se, permanecendo silencioso e imóvel. O anfitrião prestava atenção a tudo, fascinado e quieto. Aos poucos, a chama da brasa solitária diminuía, até que houve um brilho momentâneo e seu fogo se apagou de vez.
Em pouco tempo, o que antes era uma festa de calor e luz agora não passava de um negro, frio e morto pedaço de carvão recoberto de uma espessa camada de fuligem acinzentada. Nenhuma palavra tinha sido dita desde o protocolar cumprimento inicial entre os dois amigos. O líder, antes de se preparar para sair, manipulou novamente o carvão frio e inútil, colocando-o de volta no meio do fogo. Quase que imediatamente ele tornou a incandescer, alimentado pela luz e calor dos carvões ardentes em torno dele. Quando o líder alcançou a porta para partir, seu anfitrião disse:
– Obrigado. Por sua visita e pelo belíssimo sermão. Estou voltando ao convívio do grupo.
(RANGEL, Alexandre (Org.). As mais belas parábolas de todos os tempos Belo Horizonte: Leitura, 2004. Vol. II.)
Somente uma alternativa está correta. Assinale-a:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - Em “O anfitrião agradeceu ao líder o belíssimo sermão, embora tivessem trocado poucas palavras.”, a segunda oração exprime um fato em oposição à primeira.
A questão aborda conhecimentos sobre morfologia, concordância verbal, uso da crase e classificação de substantivos e verbos. Vamos analisar cada alternativa para entender a justificativa correta.
Alternativa A: Passando para o plural “a chama da brasa solitária diminuía, até que houve um brilho momentâneo”, temos: “as chamas das brasas solitárias diminuíam, até que houvessem uns brilhos momentâneos”.
A alternativa está incorreta porque o verbo "haver", no sentido de existir, é impessoal e deve permanecer no singular. Portanto, a forma correta seria “até que houvesse uns brilhos momentâneos”.
Alternativa B: No período “Nenhuma palavra tinha sido dita desde o protocolar cumprimento inicial entre os dois amigos.”, a ação verbal está na voz ativa.
Essa alternativa está incorreta porque o verbo “tinha sido dita” está na voz passiva. Na voz passiva, o sujeito sofre a ação, que é realizada por um agente da passiva, expresso ou não.
Alternativa C: Em “O anfitrião agradeceu ao líder o belíssimo sermão, embora tivessem trocado poucas palavras.”, a segunda oração exprime um fato em oposição à primeira.
Essa alternativa está correta. O termo “embora” demonstra uma ideia de oposição, indicando que, mesmo com a troca de poucas palavras, o anfitrião reconheceu e agradeceu o sermão do líder.
Alternativa D: Cabe um acento grave (indicativo de crase) em “O anfitrião prestava atenção à tudo, fascinado e quieto.”
A alternativa está incorreta. Não ocorre crase antes de pronomes indefinidos, como “tudo”. Portanto, a forma correta seria “prestava atenção a tudo”.
Alternativa E: No trecho “o que antes era uma festa de calor e luz agora não passava de um negro, frio e morto pedaço de carvão” há oito substantivos.
A alternativa está incorreta. No trecho citado, os substantivos são: festa, calor, luz, pedaço e carvão, totalizando cinco substantivos, e não oito.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: C
A) Passando para o plural “a chama da brasa solitária diminuía, até que houve um brilho momentâneo”, temos: “as chamas das brasas solitárias diminuíam, até que houvessem uns brilhos momentâneos” → INCORRETO. O verbo "haver" com sentido de "ocorrer" é um verbo impessoal e não deve ser flexionado.
B) No período “Nenhuma palavra tinha sido dita desde o protocolar cumprimento inicial entre os dois amigos.”, a ação verbal está na voz ativa → INCORRETO. Temos uma voz passiva analítica (=formada pelo verbo "ser" + particípio).
C) Em “O anfitrião agradeceu ao líder o belíssimo sermão, embora tivessem trocado poucas palavras.”, a segunda oração exprime um fato em oposição à primeira → CORRETO. Temos, em destaque, uma conjunção subordinativa concessiva, ela dá início a uma oração subordinada adverbial concessiva. As conjunções subordinativas concessivas introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto.
D) Cabe um acento grave (indicativo de crase) em “O anfitrião prestava atenção à tudo, fascinado e quieto.” → INCORRETO. Não há crase antes de pronomes indefinidos, o correto é somente o uso da preposição "a" regida pelo substantivo "atenção" (=a tudo).
E) No trecho “o que antes era uma festa de calor e luz agora não passava de um negro, frio e morto pedaço de carvão” há oito substantivos → INCORRETO. Temos 5 substantivos (=nomeiam algo).
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo