A LIÇÃO DO FOGOUm membro de determinado grupo, ao qual prest...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: FURB Órgão: FURB - SC
Q1224502 Português
A LIÇÃO DO FOGO
Um membro de determinado grupo, ao qual prestava serviços regularmente, sem nenhum aviso, deixou de participar de suas atividades. Após algumas semanas, o líder daquele grupo decidiu visitá-lo. Era uma noite muito fria. O líder encontrou o homem em casa sozinho, sentado diante da lareira, onde ardia um fogo brilhante e acolhedor. 
Adivinhando a razão da visita, o homem deu as boas-vindas ao líder, conduziu-o a uma cadeira perto da lareira e ficou quieto, esperando. O líder acomodou-se confortavelmente no local indicado, mas não disse nada. No silêncio sério que se formara, apenas contemplava a dança das chamas em torno das achas de lenha, que ardiam. Ao cabo de alguns minutos, o líder examinou as brasas que se formaram. Cuidadosamente, selecionou uma delas, a mais incandescente de todas, empurrando-a para o lado. Voltou, então, a sentar-se, permanecendo silencioso e imóvel. O anfitrião prestava atenção a tudo, fascinado e quieto. Aos poucos, a chama da brasa solitária diminuía, até que houve um brilho momentâneo e seu fogo se apagou de vez. 
Em pouco tempo, o que antes era uma festa de calor e luz agora não passava de um negro, frio e morto pedaço de carvão recoberto de uma espessa camada de fuligem acinzentada. Nenhuma palavra tinha sido dita desde o protocolar cumprimento inicial entre os dois amigos. O líder, antes de se preparar para sair, manipulou novamente o carvão frio e inútil, colocando-o de volta no meio do fogo. Quase que imediatamente ele tornou a incandescer, alimentado pela luz e calor dos carvões ardentes em torno dele. Quando o líder alcançou a porta para partir, seu anfitrião disse:
 – Obrigado. Por sua visita e pelo belíssimo sermão. Estou voltando ao convívio do grupo.
(RANGEL, Alexandre (Org.). As mais belas parábolas de todos os tempos Belo Horizonte: Leitura, 2004. Vol. II.)
Somente uma alternativa está correta. Assinale-a:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - Em “O anfitrião agradeceu ao líder o belíssimo sermão, embora tivessem trocado poucas palavras.”, a segunda oração exprime um fato em oposição à primeira.

A questão aborda conhecimentos sobre morfologia, concordância verbal, uso da crase e classificação de substantivos e verbos. Vamos analisar cada alternativa para entender a justificativa correta.

Alternativa A: Passando para o plural “a chama da brasa solitária diminuía, até que houve um brilho momentâneo”, temos: “as chamas das brasas solitárias diminuíam, até que houvessem uns brilhos momentâneos”.

A alternativa está incorreta porque o verbo "haver", no sentido de existir, é impessoal e deve permanecer no singular. Portanto, a forma correta seria “até que houvesse uns brilhos momentâneos”.

Alternativa B: No período “Nenhuma palavra tinha sido dita desde o protocolar cumprimento inicial entre os dois amigos.”, a ação verbal está na voz ativa.

Essa alternativa está incorreta porque o verbo “tinha sido dita” está na voz passiva. Na voz passiva, o sujeito sofre a ação, que é realizada por um agente da passiva, expresso ou não.

Alternativa C: Em “O anfitrião agradeceu ao líder o belíssimo sermão, embora tivessem trocado poucas palavras.”, a segunda oração exprime um fato em oposição à primeira.

Essa alternativa está correta. O termo “embora” demonstra uma ideia de oposição, indicando que, mesmo com a troca de poucas palavras, o anfitrião reconheceu e agradeceu o sermão do líder.

Alternativa D: Cabe um acento grave (indicativo de crase) em “O anfitrião prestava atenção à tudo, fascinado e quieto.”

A alternativa está incorreta. Não ocorre crase antes de pronomes indefinidos, como “tudo”. Portanto, a forma correta seria “prestava atenção a tudo”.

Alternativa E: No trecho “o que antes era uma festa de calor e luz agora não passava de um negro, frio e morto pedaço de carvão” há oito substantivos.

A alternativa está incorreta. No trecho citado, os substantivos são: festa, calor, luz, pedaço e carvão, totalizando cinco substantivos, e não oito.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

✅ Gabarito: C

A) Passando para o plural “a chama da brasa solitária diminuía, até que houve um brilho momentâneo”, temos: “as chamas das brasas solitárias diminuíam, até que houvessem uns brilhos momentâneos” → INCORRETO. O verbo "haver" com sentido de "ocorrer" é um verbo impessoal e não deve ser flexionado.

B) No período “Nenhuma palavra tinha sido dita desde o protocolar cumprimento inicial entre os dois amigos.”, a ação verbal está na voz ativa → INCORRETO. Temos uma voz passiva analítica (=formada pelo verbo "ser" + particípio).

C) Em “O anfitrião agradeceu ao líder o belíssimo sermão, embora tivessem trocado poucas palavras.”, a segunda oração exprime um fato em oposição à primeira → CORRETO. Temos, em destaque, uma conjunção subordinativa concessiva, ela dá início a uma oração subordinada adverbial concessiva. As conjunções subordinativas concessivas introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto.

D) Cabe um acento grave (indicativo de crase) em “O anfitrião prestava atenção à tudo, fascinado e quieto.” → INCORRETO. Não há crase antes de pronomes indefinidos, o correto é somente o uso da preposição "a" regida pelo substantivo "atenção" (=a tudo).

E) No trecho “o que antes era uma festa de calor e luz agora não passava de um negro, frio e morto pedaço de carvãohá oito substantivos → INCORRETO. Temos 5 substantivos (=nomeiam algo).

➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo