Os padrões de projeto orientados a objeto podem ter finalida...
Estruturais: Adapter, Bridge, Composite, Decorator, Façade, Flyweight, Proxy
Criação: Abstract Factory, Factory Method, Builder, Prototype, Singleton
a) Prototype, Abstract Factory e Builder.
Todos de criação.
b) Singleton, Composite e Interpreter.
Singleton - criação
Composite - estrutural
Interpreter - comportamental
d) Composite, Decorato e Proxy.
Todos estruturais
e) Proxy, Builder e Mediator.
Proxy - Estrutural
Builder - criação
Mediador - Comportamental.
Para conseguir acerta esse tipo de questão, eu fiz um post bem interessante:
http://rogerioaraujo.wordpress.com/2010/02/25/mnemonicos-padroes-de-projetos-gof/
[]s
c-
padroes de criação - factory method, abstract factory, builder, prototype, singleton. 2 fabricas constroem um simples prototipo.
padroes de estrutura - adapter, bridge, composite, decorator, façade, flyweight, proxy. adaptaram uma ponte composta para decorar a fachada das moscas no servidor de proxy.
O resto sera comportamento.
Nunca erro devido a minha historinha boba, e por ser boba não esqueço.
Alguns dos padrões comportamentais:
Assalto em um banco com reféns.
O observador (observer) do alto do prédio fica observando todo o procedimento de negociação a pedido do comandante (command).
A negociação é feita pelo mediador (mediator), que precisa do (interpreter), pois o meliante que é um estrategista (Strategy), não é brasileiro e não fala português.
Enquanto isso, o policial se comporta como um (Iterator), que tenta encontrar um meio para acessar sequenciamento uma coleção portas subterrâneas (objetos) sem expor de que forma fará isso, ou seja, sem ser pego nas câmeras de vigilância pelo meliante (Strategy).
Temos que ter em lembrança (memento) que esse é um assalto fictício.
Vamos analisar a questão e entender o gabarito proposto. A alternativa correta é a alternativa C: Mediator, Interpreter e Command.
Para resolver a questão, é essencial compreender os três tipos principais de padrões de projeto (Design Patterns): criação, estrutural e comportamental.
Padrões de criação: Focados no processo de criação de objetos. Exemplos típicos incluem Prototype, Abstract Factory e Builder.
Padrões estruturais: Lidam com a composição de classes e objetos. Exemplos são Composite, Decorator e Proxy.
Padrões comportamentais: Definem como classes ou objetos interagem e distribuem responsabilidades. Exemplos incluem Mediator, Interpreter e Command.
A seguir, a justificativa para cada alternativa:
Alternativa A - Prototype, Abstract Factory e Builder: Todos são padrões de criação, não comportamentais. Portanto, esta alternativa está incorreta.
Alternativa B - Singleton, Composite e Interpreter: Singleton é um padrão de criação, Composite é um padrão estrutural e apenas Interpreter é comportamental. Portanto, esta alternativa está incorreta.
Alternativa C - Mediator, Interpreter e Command: Todos estes são padrões comportamentais, fazendo desta a alternativa correta.
Alternativa D - Composite, Decorator e Proxy: Todos são padrões estruturais. Portanto, esta alternativa está incorreta.
Alternativa E - Proxy, Builder e Mediator: Proxy é um padrão estrutural, Builder é um padrão de criação e apenas Mediator é comportamental. Portanto, esta alternativa está incorreta.
Espero que esta explicação tenha clarificado as diferenças entre os tipos de padrões de projeto e ajudado na compreensão da questão. Se houver mais dúvidas, sinta-se à vontade para perguntar!