Em “Para que se tome consciência de que os episódios prosai...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1276280 Português
Leia o texto a seguir para responder à questão.

Às vezes, as pessoas contam histórias bonitas sem ter a noção do que elas [as histórias] sejam. Nem mesmo de que sejam crônicas de um dia comum, da vida mais amena de que se tem notícia. Fomos adestrados para acompanhar a macro-história, os grandes eventos, as vidas das celebridades. Para que se tome consciência de que os episódios prosaicos merecem registro, é preciso que alguém use lentes de enxergá-los.
E as lentes, muitas vezes, ficam guardadas. À maneira da dança ou dos esportes, ficamos inábeis se ficamos tanto tempo sem usar esses filtros. Fazer crônica é enxergar o avesso dos eventos. Os deseventos, desinventar o notável, inventar o quase invisível, observar as coisas quando elas são despistadas, discretas, aliviadas do peso de serem epopeias. [...]
(Crônicas do Ordinário – Ana Elisa Ribeiro). Disponível em: <https://www.digestivocultural.com/colunistas/
coluna.asp?codigo=2134&titulo=Cronicas_do_ordinario>. Acesso em: 29 jan. 2019 (Adaptação).
Em “Para que se tome consciência de que os episódios prosaicos merecem registro, é preciso que alguém use lentes de enxergá-los”, o pronome oblíquo –los retoma o termo:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

✅ Gabarito: C

✓ Para que se tome consciência de que os episódios prosaicos merecem registro, é preciso que alguém use lentes de enxergá-los. E as lentes, muitas vezes, ficam guardadas

➥ O pronome oblíquo átono -los retoma o termo "episódios prosaicos" que é mencionado anteriormente (=enxergar algo; enxergar os episódios prosaicos). Lembrando que em verbos terminados em Rou Z, retira-se a última letra do verbo e emprega-se os pronomes oblíquos LOLALOS ou LAS.

➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo