O efeito de humor da tirinha depende da distinta possibilida...
Analise a tirinha a seguir para responder à questão.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir. I. No primeiro quadrinho, devido à pergunta feita ao garoto, entende-se que o verbo ‘vender’ foi conjugado na primeira pessoa do singular, no presente do indicativo. II. No segundo quadrinho, devido à resposta do garoto, entende-se que o verbo ‘ver’, em “vendo pôr do sol”, foi conjugado na segunda pessoa do singular, no presente do indicativo. III. No terceiro quadrinho, em “aproveite para ver também”, tem-se o gerúndio do verbo ‘ver’.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (10)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: A
I. No primeiro quadrinho, devido à pergunta feita ao garoto, entende-se que o verbo ‘vender’ foi conjugado na primeira pessoa do singular, no presente do indicativo → CORRETO. Eu vendo (=1ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "vender"); a ideia é que o garoto está com uma placa oferecendo o pôr do sol àqueles que quiserem o comprar.
II. No segundo quadrinho, devido à resposta do garoto, entende-se que o verbo ‘ver’, em “vendo pôr do sol”, foi conjugado na segunda pessoa do singular, no presente do indicativo → INCORRETO. O verbo está no gerúndio e não conjugado na segunda pessoa do singular do presente do indicativo.
III. No terceiro quadrinho, em “aproveite para ver também”, tem-se o gerúndio do verbo ‘ver’ → INCORRETO. Temos o infinitivo e não o gerúndio.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
O verbo “ver” assume a forma do gerúndio “vendo”. O verbo “vender” possui a forma “vendo” na primeira pessoa do singular do presente do indicativo. Na tira, essa confusão é confirmada pela pergunta sobre o valor do pôr do sol, de modo que percebemos a confusão entre as formas verbais.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo