Em 1908, Catulo da Paixão Cearense, poeta e cantor, no Pref...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3182296 História
Em 1908, Catulo da Paixão Cearense, poeta e cantor, no Prefácio do seu livro Cancioneiro Popular de Modinhas Brasileiras, publicado pela Livraria do Povo, da Editora Quaresma, escreve: "Nós, convencidos de que nessas composições do povo, cintilam fulgurantes pensamentos que, raríssimas vezes, são lobrigados pela alta literatura; nós que preferimos uma modinha, canção rústica, um lundu requebrado a um qualquer trecho de Wagner, que não compreendemos, e que não nos produz a mínima sensação (...) não nos importemos com o pedantismo estulto dos que menoscabam do violão, por ser ele, dizem, o instrumento dos desocupados e perdidos (...)."
(APUD: Gomes, Â. de C., & Abreu, M.. (2009). Apresentação. Dossiê A nova "Velha" República: um pouco de história e historiografia. Tempo, 13 (26), 1−14. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-77042009000100001. Acesso em: 23 out. 2024.)
A respeito desse período e do contexto cultural e político no início do século XX no Brasil, registre V, para as verdadeiras, e F, para falsas:
(__) Na primeira República, as organizações recreativas, esportivas e musicais, principalmente no Rio de Janeiro, conseguiram legitimidade junto às instituições municipais e policiais.
(__) No início do século XX, os políticos e intelectuais buscaram valorizar as características afrodescendentes da população no intuito de construir uma identidade nacional.
(__) Na Primeira República, o samba, o lundu e as modinhas ao violão, gêneros afro-brasileiros, foram divulgados por grandes editoras que reconheceram seus potenciais comerciais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas