Solos contaminados apresentam um dos mais complexos desafios...
Solos contaminados apresentam um dos mais complexos desafios para equipes interdisciplinares que atuam conjuntamente em projetos de remediação. Há diversas técnicas disponíveis para remediação de solos contaminados por compostos orgânicos, mas seu efeito é incerto, pois depende das interações entre os reagentes utilizados e os solos, que apresentam características muito variáveis, pois trata-se de um sistema complexo (SILVA, et al., 2012). Muitos métodos ainda estão em desenvolvimento, sendo que a fitorremediação e a biorremediação têm sido testadas com sucesso na descontaminação de solos contendo metais pesados. Considerando os métodos de remediação, avalie as seguintes afirmações:
SILVA, et al. Contaminação do solo: aspectos gerais e contextualização na química ambiental. In: ROSA, A. H., FRACETO, L. F., MOSCHINI-CARLOS, V. (Org.). Meio ambiente e sustentabilidade. Porto Alegre: Bookman, 2012.
I) A fitorremediação consiste no emprego de plantas com o objetivo de remover, transferir, estabilizar ou destruir elementos nocivos, sendo aplicável a solos com baixos níveis de contaminação.
II) A biorremediação é o processo de tratamento que utiliza a ocorrência natural de microrganismos para degradar substâncias toxicamente perigosas transformando-as em substâncias menos ou não tóxicas.
III) A compostagem, uso de microrganismos termofílicos aeróbios em pilhas construídas para degradar o contaminante, é um dos tipos de biorremediação.
IV) No processo de biorremediação, o contaminante deve estar disponível ou acessível ao ataque microbiano ou enzimático e as condições ambientais devem ser adequadas para o crescimento e atividade do agente biorremediador.
V) Uma das desvantagens da fitorremediação é o tempo para obtenção de resultados satisfatórios que pode ser longo, e os riscos, como a possibilidade dos vegetais entrarem na cadeia alimentar.
Estão CORRETAS as afirmações: