O Red Hat Enterprise Linux utiliza um esquema de nomenclatur...
/dev/ - Este é o nome do diretório onde encontram-se todos os arquivos de dispositivos. Já que partições residem em discos rígidos, e discos rígidos são dispositivos, os arquivos representando todas as partições possíveis residem em /dev/.
xx - As primeiras duas letras do nome da partição indicam o tipo de dispositivo no qual a partição reside, geralmente hd (para discos IDE) ou sd (para discos SCSI).
y - ....I...
N - O número final denota a partição. As primeiras quatro partições são numeradas de 1 a 4. Partições lógicas começam com 5.
A lacuna I é corretamente substituída por: Essa letra indica
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a E. Primeiramente, é importante compreender que o Linux, como um sistema operacional baseado em Unix, possui um padrão de nomenclatura específico para os dispositivos de armazenamento e suas respectivas partições. Vamos destrinchar as partes mencionadas no enunciado para entender melhor.
O diretório /dev/ é conhecido como o diretório de dispositivos, onde o sistema mantém arquivos especiais que representam os dispositivos físicos e virtuais do computador. Estes arquivos são utilizados pelo sistema operacional e pelos usuários para interagir com os dispositivos.
A seção xx do nome do arquivo de dispositivo indica o tipo do dispositivo de armazenamento. Por exemplo, hd para dispositivos IDE e sd para dispositivos SCSI ou SATA, que são mais comuns em sistemas modernos.
A parte y do nome, que é a lacuna a ser preenchida, é de fato a letra que indica em qual dispositivo a partição está. Por exemplo, /dev/hda indica a primeira partição do primeiro disco rígido IDE, enquanto /dev/sdb indica a primeira partição do segundo disco rígido SCSI/SATA.
Por fim, o N representa a partição específica no dispositivo. As partições primárias e as estendidas são numeradas de 1 a 4, enquanto as partições lógicas começam a ser numeradas a partir de 5.
Portanto, a alternativa E está correta porque "Essa letra indica em qual dispositivo a partição está". Isso significa que a letra após sd ou hd aponta para qual disco o sistema deve acessar, seja ele o primeiro, segundo, terceiro e assim por diante (representados pelas letras a, b, c, etc.).
Essa estrutura de nomenclatura é fundamental para entender como o Linux gerencia dispositivos de armazenamento e como as partições são acessadas e identificadas pelo sistema operacional. Ao aprender a interpretar esses nomes de arquivos, os usuários e administradores de sistemas podem trabalhar de maneira mais eficaz com os dispositivos de armazenamento em um sistema Linux.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A questão foi copiada daqui: https://access.redhat.com/documentation/pt-BR/Red_Hat_Enterprise_Linux/6/html/Installation_Guide/ch-partitions-x86.html
A.1.5. Esquema de Nomeamento de Partições
O Linux refere-se a partições de disco utilizando uma combinação de letras e números que pode ser um pouco confusa, particularmente se você estiver acostumado com o tipo de referência "drive C" a discos rígidos e suas partições. No mundo DOS/Windows, as partições são nomeadas usando o seguinte método:
Cada tipo de partição é checado a fim de determinar se ele pode ser lido por DOS/Windows.
Se o tipo de partição for compatível, lhe é atribuído uma "letra de drive". As letras dos drives começam com "C" e seguem para as próximas letras, dependendo do número de partições a serem nomeadas.
A letra do drive pode então ser usada para referenciar esta partição assim como o sistema de arquivos contido nesta partição.
O Red Hat Enterprise Linux utiliza um esquema de nomenclatura mais flexível e traz mais informações do que o esquema usado por outros sistemas operacionais. O esquema de nomenclatura é baseado em arquivos, com os nomes de arquivos no formato /dev/xxyN.
Como decifrar o esquema de nomeamento de partições:
/dev/
Este é o nome do diretório onde encontram-se todos os arquivos de dispositivos. Já que partições residem em discos rígidos, e discos rígidos são dispositivos, os arquivos representando todas as partições possíveis residem em /dev/.
xx
As primeiras duas letras do nome da partição indicam o tipo de dispositivo no qual a partição reside, geralmente hd (para discos IDE) ou sd (para discos SCSI).
y
Essa letra indica em qual dispositivo a partição está. Por exemplo, /dev/hda (o primeiro disco rígido IDE) ou /dev/sdb (o segundo disco SCSI).
N
O número final denota a partição. As primeiras quatro partições (primárias ou extendidas) são numeradas de 1 a 4. Partições lógicas começam com 5. Por exemplo, /dev/hda3 é a terceira partição primária ou extendida no primeiro disco rígido IDE, e /dev/sdb6 é a segunda partição lógica no segundo disco rígido SCSI.
Nota
Não há nenhuma parte desta convenção de nomes baseada no tipo de partição; ao contrário do DOS/Windows, todas as partições podem ser identificadas sob Red Hat Enterprise Linux. Obviamente, isso não significa que Red Hat Enterprise Linux pode acessar dados em qualquer tipo de partição, mas em muitos casos é possível acessar dados em uma partição dedicada a outro sistema operacional.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo