Julgue o item a seguir, à luz das orientações do Ministério ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2486671 Enfermagem
Julgue o item a seguir, à luz das orientações do Ministério da Saúde a respeito da assistência à mulher puérpera e ao recém-nascido. 
O profissional de saúde que evita práticas intervencionistas desnecessárias e arriscadas no parto, aplicadas apenas por tradição, atende a um dos aspectos reconhecidos de humanização da assistência. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é C - certo.

Vamos agora entender por que essa alternativa está correta e o que você precisa saber para resolver essa questão:

O tema central da questão é a humanização da assistência ao parto, que é uma abordagem defendida pelo Ministério da Saúde. Essa abordagem visa proporcionar um atendimento mais respeitoso e menos intervencionista para a mulher puérpera e o recém-nascido.

Segundo as orientações do Ministério da Saúde, práticas intervencionistas desnecessárias devem ser evitadas. Isso inclui intervenções que são realizadas apenas por tradição ou rotina, sem uma real necessidade clínica. A humanização da assistência ao parto inclui o respeito aos desejos e às necessidades da mulher, promovendo um ambiente seguro e acolhedor.

Na questão, o enunciado menciona que o profissional de saúde que evita práticas intervencionistas desnecessárias e arriscadas está alinhado com a humanização da assistência. Isso está correto e reflete exatamente o que é recomendado pelas diretrizes do Ministério da Saúde.

Vamos analisar por que as alternativas C - certo e E - errado se diferenciam:

  • C - certo: Esta alternativa está correta porque reflete uma prática de humanização do parto. Evitar intervenções desnecessárias é um dos pilares dessa abordagem, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde.
  • E - errado: Se esta alternativa fosse escolhida, estaria incorreta porque negaria a recomendação das diretrizes de humanização, que claramente indicam a necessidade de reduzir intervenções desnecessárias para melhorar a experiência do parto e a segurança da mãe e do bebê.

Portanto, a resposta correta é C - certo porque ela está em conformidade com as diretrizes de humanização da assistência ao parto do Ministério da Saúde.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O item a ser julgado está correto. Segundo as orientações do Ministério da Saúde, a humanização do parto e do nascimento é uma prática que busca respeitar a mulher e o recém-nascido, evitando intervenções desnecessárias que não se justifiquem por evidências científicas e que possam apresentar riscos. Dentre os princípios para a humanização da assistência à mulher puérpera e ao recém-nascido, está o incentivo ao trabalho de parto natural e seguro, com menos intervenções médicas, quando não há justificativa clínica para as mesmas. Assim, o profissional de saúde que evita práticas intervencionistas desnecessárias alinha-se aos princípios de humanização, promovendo uma assistência que privilegia o bem-estar da mãe e do bebê, em consonância com as diretrizes para uma assistência de qualidade e respeitosa. Isso inclui evitar a realização de procedimentos tradicionais, como episiotomias de rotina ou cesáreas sem indicação clínica, que podem expor a mulher e o recém-nascido a riscos desnecessários. Portanto, as práticas não intervencionistas são, de fato, reconhecidas como parte da humanização da assistência no período pós-parto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo