Prezada Dra. Natalie Zemon Davis, Fiquei absolutamente encan...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2345750 História

Prezada Dra. Natalie Zemon Davis,


Fiquei absolutamente encantado ao receber seu artigo sobre as “Razões do Desgoverno”. Eu mesmo estou trabalhando há algum tempo num curto estudo sobre “rough music” (nossa versão do charivari) no século XVIII e início do século XIX na Inglaterra. Portanto, fiquei particularmente entusiasmado ao descobrir trabalho comparativo de sua espécie avançado, embora haja diferenças importantes nos costumes e nas funções. Em certo sentido, suponho que o material do século XVIII na Inglaterra é uma forma atenuada do que você está escrevendo. 


Adaptado de: WALSHAM, Alexandra. Rough music and Charivari: Letters between Natalie Zemon David and Edward Thompson 1970-1972. Past and Present, 2017.


(rough music é uma cacofonia rude, com ou sem ritual mais elaborado, empregada em geral para dirigir zombarias ou hostilidades contra indivíduos que desrespeitam certas normas da comunidade.) 



No texto, percebe-se a convergência entre os temas investigados pelos dois historiadores. Assinale a opção que apresenta corretamente a perspectiva historiográfica que os estudos dos dois historiadores estão inseridos. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Com base na correspondência entre os historiadores Natalie Zemon Davis e Edward Thompson sobre seus estudos de eventos culturais, podemos identificar a perspectiva historiográfica em que ambos os trabalhos se encaixam. A alternativa correta é a letra D, que destaca o reconhecimento das dimensões simbólicas e culturais de comportamentos coletivos como objetos de pesquisa histórica, especificamente referindo-se a costumes festivos populares.

Esta perspectiva valoriza o estudo de manifestações culturais populares, como a "rough music" ou o "charivari", e como esses eventos servem para expressar normas e valores sociais. Ao contrário das alternativas A, B, e C, que referem-se a outros enfoques historiográficos, a opção D reconhece a importância de explorar o significado e a função dessas práticas dentro de suas comunidades.

É interessante notar que, ao realizar este tipo de estudo, os historiadores estão contribuindo para uma compreensão mais rica e matizada de como as sociedades do passado vivenciavam e comunicavam suas crenças através de ações coletivas, muitas vezes utilizando-se de rituais e performances para estabelecer e reforçar a coesão social e a identidade grupal.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

trabalho comparativo ( comparação de ambos trabalhos) de sua espécie avançado, embora haja diferenças importantes nos costumes e nas funções. Ou seja, fica evidente que estão se referindo ao reconhecimento das dimensões simbólicas e culturais populares.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo