A gestão hostil de escravos é regularmente associada a fazen...
A gestão hostil de escravos é regularmente associada a fazendeiros, feitores e patrulhas, no entanto, a produção de trabalhadores negros estava longe de ser um fenômeno terrestre. Não basta dizer que os africanos foram capturados, transformados em mercadorias, enviados para fora da África, vendidos a compradores interessados e transformados em escravos, uma vez transferidos para as plantações. O processo de fabricação humana e os porões interiores dos navios mercantes serviram como locais em que marinheiros desumanizaram os cativos, reforçaram a dependência, infligiram dor, estabeleceram autoridade e interromperam qualquer senso de controle sobre as próprias vidas pessoais no futuro próximo e distante.
Adaptado de: MUSTAKEEM, Sowande´M. Slavery at sea. Terror, Sex, and Sickness in the Middle Passage. Urbana: University of Illinois Press, 2016.
De acordo com o trecho, o autor, ao observar o tráfico atlântico de escravizados, considera
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Ao analisar a questão do tráfico atlântico de escravizados, deve-se notar que o autor destaca as etapas do processo mercadológico do tráfico, que são fortemente baseadas na violência inerente à diáspora de povos africanos. Esta não é uma narrativa que se limita somente aos campos e plantações; ela também se estende aos porões dos navios mercantes.
Durante as longas e brutais viagens pelo oceano, os marinheiros desempenhavam um papel crucial na desumanização dos cativos. Eles não apenas reforçavam a dependência, como também infligiam dor e estabeleciam um regime de autoridade opressivo. Estes atos visavam interromper qualquer possibilidade de que os cativos pudessem exercer controle sobre as suas vidas, tanto no curto quanto no longo prazo.
A assertiva correta (B) menciona especificamente as etapas do processo mercadológico do tráfico e a violência da diáspora de povos africanos, aspectos que o autor argumenta serem fundamentais para entender a totalidade da experiência dos africanos escravizados. As demais alternativas falham em capturar essa complexidade, focando em elementos que ou são demasiado específicos ou que não abrangem todo o processo descrito pelo autor.
Portanto, a resposta correta é a opção B, pois reflete com precisão a análise feita pelo autor sobre o tráfico atlântico de escravizados, evidenciando o ciclo de violência e desumanização enfrentado pelos povos africanos desde o momento da captura até a chegada nas Américas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
B • Vale complementar do porque era chamados de “navios tumbeiros” pois os navios de traficantes eram de fato grandes tumbas flutuantes onde o objetivo não era o “bom transporte da mercadoria” mas sim transportar o máximo possível por viagem. Desta forma, o processo de diáspora era o mais desumano e cruel possível
marquei a letra C. acho q a resposta correta está incompleta
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo