Analise os itens abaixo, relativos à organização e aos priv...
organização e aos privilégios da administração pública brasileira e assinale a alternativa correta:
I - São processadas e julgadas na justiça federal as ações propostas por servidores contra as empresas públicas federais com as quais mantenham relação jurídica laboral.
II - Os bens das autarquias são impenhoráveis, sendo que os débitos desses entes, definidos em sentença judicial, são pagos exclusivamente por meio de precatórios.
III - As sociedades de economia mista somente podem ser criadas por meio de lei específica, apesar de tais entes serem sempre criados sob a forma de pessoa jurídica de direito privado.
IV - Uma empresa pública é constituída de capital exclusivamente público, embora esse capital possa pertencer a mais de um ente.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O gabarito, a meu ver, está errado. Reza o dispositivo constitucional que somente por lei poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública e sociedade de economia mista. Logo, o inciso III está errado!
Questão com gabarito errado...essas bancas precisam tomar tipo! Vão estudar senhores examinadores!
"Os fortes forjam-se na adversidade".
Autarquias são consideradas fazendas públicas, por terem personalidade jurídica de direito público, por este motivo seus bens são impenhoráveis e estão sujeitas ao regime dos precatórios.
CF Art. 100. Os pagamentos devidos pelas Fazendas Públicas Federal, Estaduais, Distrital e Municipais, em virtude de sentença judiciária, far-se-ão exclusivamente na ordem cronológica de apresentação dos precatórios e à conta dos créditos respectivos, proibida a designação de casos ou de pessoas nas dotações orçamentárias e nos créditos adicionais abertos para este fim.
Douglas, o sr. esqueceu do restante do artigo, hehe.
§ 3º O disposto no caput deste artigo relativamente à expedição de precatórios não se aplica aos pagamentos de obrigações definidas em leis como de pequeno valor que as Fazendas referidas devam fazer em virtude de sentença judicial transitada em julgado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo