Na maioria das vezes, a Pancreatite é autolimitada ao pâncr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2095420 Medicina
Na maioria das vezes, a Pancreatite é autolimitada ao pâncreas e com mínima repercussão sistêmica. Esta forma leve se caracteriza por apresentar boa evolução clínica e baixos índices de mortalidade. (Ferreira et al., 2015)
Analise as afirmativas abaixo sobre a Pancreatite:

(__)Nos casos de pancreatite biliar, a manifestação clínica mais comum é a dor abdominal. Geralmente essa ocorre em hipocôndrio esquerdo, podendo irradiar-se para o dorso; a dor costuma ser aguda e de instalação súbita.
(__)Entre os vários marcadores bioquímicos plasmáticos que foram desenvolvidos para a estratificação da gravidade da pancreatite aguda, a PCR continua a ser o mais útil.
(__)A Tomografia Computadorizada sem contraste (TC) é um importante método na avaliação da gravidade da pancreatite aguda. Idealmente deve ser realizado até o 3º dia de doença para uma maior sensibilidade.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmativa 1 é verdadeira, já que a dor abdominal é o sintoma mais comum da pancreatite, especialmente na forma biliar, e pode se irradiar para o dorso. A afirmativa 2 é falsa, pois existem outros marcadores bioquímicos plasmáticos que podem ser úteis na avaliação da gravidade da pancreatite aguda, além da PCR. A afirmativa 3 é falsa, pois a Tomografia Computadorizada com contraste é um método mais sensível para avaliar a gravidade da pancreatite aguda e deve ser realizada após as primeiras 72 horas de doença. Portanto, a alternativa correta é a B: F, V, F.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo