Sobre as Guerras Guaraníticas, analise as afirmativas a segu...
I. O descontentamento da população guarani foi gerado pela troca entre Espanha e Portugal da região das missões jesuíticas do Paraguai pela Colônia de Sacramento.
II. A perseguição ao líder da resistência indígena Sepé Tiarayú provocou a intensificação do confronto entre espanhóis e portugueses, que lutavam pelo poder na região.
III. Após a derrota indígena, os europeus puderam cumprir com as delimitações fronteiriças, determinadas pelo Tratado de Madri.
Está correto o que se afirma em
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
As Guerras Guaraníticas foram um conflito histórico importante, e para compreender as suas causas e consequências, vamos analisar as afirmativas a seguir.
I. O descontentamento da população guarani foi gerado pelo acordo entre Espanha e Portugal, mais especificamente pela troca da região das missões jesuíticas do Paraguai pela Colônia de Sacramento. Este é um ponto central para entender a insatisfação que conduziu às guerras.
II. A perseguição ao líder da resistência indígena, Sepé Tiarayú, não foi a causa da intensificação do confronto entre espanhóis e portugueses. O conflito já era motivado por outros fatores relacionados ao poder na região, portanto, esta afirmativa não está correta.
III. Após a derrota indígena, de fato houve uma tentativa dos europeus de cumprir com as delimitações fronteiriças estabelecidas pelo Tratado de Madri. No entanto, isso não se deu sem resistência e conflitos, e a afirmação isola um fato de seu contexto mais amplo.
Deste modo, a alternativa correta é A, onde apenas a primeira afirmativa está correta, evidenciando que a causa principal para o descontentamento guarani foi a troca territorial fruto do acordo entre Espanha e Portugal.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Por que a 3 tá errada?
"Logo após o final da Guerra Guaranítica, portugueses e espanhóis tiveram que fazer outros tratados para substituir as decisões do Tratado de Madri. Em 1777, as duas coroas assinaram o Tratado de Ildefonso, no qual os portugueses devolveram as Sete Missões para a Espanha. Porém, os espanhóis abriram mão da região das missões após o Tratado de Badajós, assinado em 1801"
"Após a derrota indígena, os europeus puderam cumprir com as delimitações fronteiriças, determinadas pelo Tratado de Madri." - O Que há de errado nesse item? Essa questão foi anulada?
Talvez a banca tenha considerado que a sobreposição de outros dois tratados posteriores desqualifiquem a afirmativa de que "o tratado de madri pode ser cumprido". Nesse caso, a III estaria incorreta.
Guerra Guaranítica é como ficaram conhecidos os conflitos entre índios da tribo Guarani e as tropas portuguesas e espanholas por causa das determinações do Tratado de Madri.
O Tratado de Madri foi a principal causa da Guerra Guaranítica. Os índios e os jesuítas se opuseram às mudanças decididas pelo tratado. O descumprimento das ordens fez com que as tropas portuguesas e espanholas entrassem em confronto contra os indígenas revoltosos. Os espanhóis receberam reforço dos portugueses e derrotaram os índios na Batalha de Caiboaté, em 1756. As tropas colonizadoras estavam em maior número e com armamento mais potente do que os índios. O saldo da batalha foi a morte de 1511 guaranis e apenas 4 mortes de europeus
Logo após o final da Guerra Guaranítica, portugueses e espanhóis tiveram que fazer outros tratados para substituir as decisões do Tratado de Madri. Em 1777, as duas coroas assinaram o Tratado de Ildefonso, no qual os portugueses devolveram as Sete Missões para a Espanha. Porém, os espanhóis abriram mão da região das missões após o Tratado de Badajós, assinado em 1801.
https://brasilescola.uol.com.br/historiab/guerras-guaraniticas.htm
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo