Observe o gráfico.(http://pt.wikipedia.org/wiki/Para%C3%ADb...
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Para%C3%ADba)
Os dados do gráfico permitem afirmar que, assim como o povo brasileiro, a população da Paraíba é essencialmente mestiça e o paraibano médio é predominantemente fruto da forte mistura entre europeu e o indígena, com alguma influência africana. A menor presença dos negros na composição étnica do povo deveu-se ao fato de,
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A população da PB estáa concentrada no litoral.
A etnia da PB é forte miscigenação entre: BRANCOS EUROPEUS, ÍNDIOS LOCAIS E NEGROS AFRICANOS.
A população é essencialmente mestiça.
Alternativa: C
Letra C
A menor presença negra na composição étnica da Paraíba deve-se ao fato de a cultura canavieira no estado não ter sido tão marcante como na Bahia, no Maranhão ou em Pernambuco, o que ocasionou a vinda de pouca mão de obra africana.
A alternativa A é incorreta, pois o trabalho nos engenhos exigia uma mão de obra numerosa e utilizou-se inicialmente a força de trabalho indígena da própria região, bem como, índios tapuias importados do Maranhão. A atividade açucareira estava bastante presente na região, exigindo, mais tarde, a mão de obra do escravo africano em sua atividade, não tendo muita relação com a atividade pecuária.
A alternativa B é incorreta, pois do mesmo modo que a propriedade dos escravos, a propriedade da terra em toda Zona da Mata nordestina, inclusive na Paraíba, foi introduzida em função da produção do açúcar. Como é sabido essa produção subordinada aos interesses do capital mercantil, teve como suporte a concessão de grandes "sesmarias" para a exploração de cana-deaçúcar no Litoral e da pecuária (e posteriormente, do algodão) no interior. Praticamente toda essa atividade, posteriormente, foi realizada por mão de obra escrava africana.
A alternativa C é correta, pois a regressão do sistema açucareiro nordestino provocada pela crise de acumulação que nele se processou, em decorrência da desorganização do mercado internacional de açúcar, foi responsável por profundas modificações na sua organização. Como os senhores de engenhos não podiam adquirir a mão-de-obra escrava suficiente para atender suas necessidades de braços, devido ao aumento de preço da força-de-trabalho escrava, passaram a facilitar o estabelecimento de camponeses no interior de suas terras. Surge a partir daí o sistema de que moradores que iria substituir o sistema de trabalho escravo. Os moradores eram camponeses sem terra que recebiam do proprietário fundiário a autorização de habitar na propriedade e nela cultivar uma roça. Em troca, eles eram obrigados, seja a prestar serviços ao senhor (moradores de condição ou cambãozeiros), seja a pagar-lhe uma renda fundiária em dinheiro (moradores foreiros).
A alternativa D é incorreta, pois o atraso tecnológico da economia da economia açucareira nordestina em relação aos grandes centros produtores de açúcar do mundo, gerada pela escassez de capitais para assegurar os elevados investimentos na modernização dos equipamentos, tornavam o açúcar produzido no Nordeste incapaz de competir no mercado internacional. Essa atividade era feita especialmente por escravos africanos, comercializados na região em maior número.
A alternativa E é incorreta, pois a sociedade paraibana nesta época era constituída por uma pequena aristocracia rural de proprietários de terra e de engenhos, pelos trabalhadores livres dos engenhos (portugueses ligados às atividades administrativas e técnicas) e pelos escravos (negros, africanos e índios).
Estratégia concursos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo