Leia a nota introdutória da revista Cultura Política de sete...
Leia a nota introdutória da revista Cultura Política de setembro de 1941 criada durante o Estado Novo, e que tinha como uma de suas funções comunicar a política cultural do regime.
A ordem social, a paz, o trabalho, a tolerância política favorecem o desenvolvimento de todas as capacidades criadoras da coletividade. A vida popular conquista um mais alto nível de estabilidade. Usos, costumes, artes, literatura, ciências adquirem um impulso novo de verdadeira floração intelectual e estética. Estas páginas refletem esse espetáculo extraordinário de renascimento do Brasil Novo. Elas constituem um depoimento vivo e irretorquível do espírito de paz, de concórdia, de tolerância e de unidade que hoje desfrutamos.
Fonte: GOMES, Ângela de Castro. História e Historiadores.
Rio de Janeiro: FGV Editora, 2013.
Com base no trecho, assinale a opção que apresenta, corretamente, o recurso utilizado pela política cultural do Estado Novo para a construção da identidade nacional.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O gabarito da questão é a alternativa A, que aponta a divulgação de estímulos estatais, como a propaganda política, para fomentar a tradição nacional como recurso utilizado pela política cultural do Estado Novo na construção da identidade nacional. Esse regime político, vigente na época, utilizou mecanismos de comunicação e expressões culturais para moldar a percepção da sociedade conforme os interesses governamentais.
A revista Cultura Política, mencionada na questão, é um exemplo claro de veículo de comunicação criado para difundir ideais e valores do Estado Novo, promovendo assim o ideal da unidade nacional sob a liderança de Getúlio Vargas. Ela espelha o esforço do governo em criar uma imagem positiva do Brasil, vinculando o progresso social, cultural e científico à estabilidade proporcionada pelo regime.
Este tipo de propaganda política tinha o propósito de fortalecer o sentimento de orgulho nacional, destacando aspectos como a ordem social, a paz e a tolerância política, que eram apresentados como conquistas do governo da época. A revista Cultura Política e outras iniciativas semelhantes eram ferramentas essenciais nesse processo de conformação da identidade nacional, destacando o que era considerado um "renascimento do Brasil Novo".
Portanto, a opção correta ressalta a importância da propaganda e dos estímulos estatais na formulação de uma identidade nacional durante o Estado Novo, utilizando a cultura como forma de unificação e fortalecimento da imagem do país e do regime.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ENGENDRAR: 1. Criar, gerar, originar. 2. Criar mentalmente = ARQUITETAR, ENGENHAR, INVENTAR. (PRIBERAM DICIONÁRIO)
deus e bom
Gab: A
A
Acertar uma da FGV equivale a 5 de outras bancas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo