Com relação à Nutrição Parenteral no recém-nascido prematuro...
Com relação à Nutrição Parenteral no recém-nascido prematuro (RNPT) estável ou no recém-nascido de muito baixo peso (RNMBP), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Os recém-nascidos recebendo nutrição parenteral têm necessidades energéticas menores que aqueles em nutrição enteral, em razão de menores perdas intestinais, exclusão dos processos de digestão e absorção e da ação dinâmicoespecífica dos alimentos.
( ) O nascimento de um recém-nascido de muito baixo peso (RNMBP) se traduz em uma urgência nutricional, portanto os aminoácidos devem ser ofertados desde o primeiro dia de vida, em quantidades em torno de 3g/kg/dia, determinando um balanço positivo precoce e minimizando a desnutrição extrauterina.
( ) A nutrição parenteral periférica está indicada para os recémnascidos que a utilizarão por período relativamente curto (10 a 4 dias), sendo que, nesta via, deve limitar-se a 12,5% de glicose pelo risco de esclerose venosa e lesões cutâneas.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,