Assinale a alternativa incorreta em relação à urocultura:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Por que a A está incorreta?
Gabarito errado. Letra A está correta!
Letra A está errada pois a maioria das ITU é detectada através da urinálise (exame de urina de rotina) e confirmada com uma urocultura. Caso bactérias patogênicas estejam presentes, é realizado o TSA (Teste de Susceptibilidade aos Antimicrobianos - TSA) para se assegurar que o antibiótico escolhido pelo médico efetivamente é capaz de tratar o micro-organismo causador.
Urinálise - A coleta de urina pela técnica do Jato Médio é importante para minimizar a contaminação da amostra. A presença de células brancas do sangue (leucócitos), hemácias ou células vermelhas (eritrócitos), nitritos e bactérias na urinálise podem indicar uma ITU.
Urocultura - Uma amostra da urina é espalhada em uma fina camada em placas de ágar (nutritivo para as bactérias) e incubada por um período de 24 a 48 horas. Quaisquer bactérias que cresçam neste ágar são contadas e identificadas. Geralmente, quando alguém tem ITU, é detectada uma contagem alta de um tipo de bactéria presente Caso haja três ou mais tipos de bactérias (no sexo feminino, se houver bactérias típicas da flora vaginal como lactobacillus ou difteróides), a amostra é considerada contaminada e nada mais é feito nessa cultura. Pode ser necessário repetir a amostra, se os sintomas persistirem. Se houver crescimento predominante de um tipo de bactéria presente em números elevados, então é feito um Teste de Susceptibilidade aos Antimicrobianos (TSA). A capacidade de diferentes antibióticos de inibir o crescimento das bactérias em um tubo de teste ou placa de ágar é capaz de predizer quais antibióticos funcionarão melhor em uma pessoa afetada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo