Com os recentes avanços na clínica cirúrgica, exames de imag...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2414161 Medicina

Com os recentes avanços na clínica cirúrgica, exames de imagem e terapia intensiva, o tratamento clínico, conservador e seguro do trauma abdominal fechado tem cada vez mais sido realizado em pacientes críticos.


Entretanto, permanece como indicação absoluta, para a exploração cirúrgica:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

No trauma abdominal fechado as indicações de laparotomia exploradora são: pneumoperitonio , retropneumoperitonio ou irritação peritoneal.

A ALTERNATIVA CORRETA É: C - A presença de pneumoperitônio na radiografia simples de abdome com ruptura de víscera oca intraperitonial.

JUSTIFICATIVA:

A presença de pneumoperitônio (ar livre na cavidade abdominal) é um sinal clássico de ruptura de víscera oca, como o estômago ou intestino, que pode ocorrer em casos de trauma abdominal. Esse achado é uma indicação absoluta para a exploração cirúrgica, pois a ruptura de víscera oca pode levar a peritonite e sépsis, condições extremamente graves que necessitam de intervenção imediata para evitar complicações fatais.

ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS INCORRETAS:

  • A: A presença de líquido livre na cavidade com lesão em flanco esquerdo sugestiva de lesão de baço na ultrassonografia abdominal.
  • Justificativa: A presença de líquido livre com lesão sugestiva de lesão de baço é uma condição que pode ser tratada de forma conservadora em muitos casos, especialmente se o paciente estiver estável. A exploração cirúrgica não é indicada de forma absoluta a menos que haja sinais de instabilidade hemodinâmica ou de lesão extensa.
  • B: A presença de líquido livre na cavidade com lesão em flanco direito sugestiva de lesão de fígado na ultrassonografia abdominal.
  • Justificativa: Embora lesões hepáticas possam ser graves, a presença de líquido livre com uma lesão sugestiva de fígado nem sempre exige exploração cirúrgica imediata. A abordagem conservadora, com monitoramento clínico e, se necessário, embolização, é frequentemente suficiente em casos de lesões hepáticas estáveis.
  • D: Líquido livre na cavidade com lesão em púbica e hematúria sugestiva de lesão de bexiga sem extravasamento de urina na cistografia.
  • Justificativa: A presença de líquido livre com hematúria e lesão de bexiga não é uma indicação absoluta de cirurgia, especialmente quando não há extravasamento de urina, o que sugere uma lesão menor e tratável de forma conservadora. A exploração cirúrgica seria indicada apenas se houver extravasamento de urina ou complicações associadas.
  • E: Lesão extensa de períneo com fratura de bacia associada, confirmada na radiografia simples de quadril.
  • Justificativa: Embora uma lesão de períneo com fratura de bacia possa ser grave, a necessidade de exploração cirúrgica depende da presença de complicações, como hemorragia interna significativa ou instabilidade hemodinâmica. A fratura isolada de bacia nem sempre requer intervenção cirúrgica imediata.

EM RESUMO:

A presença de pneumoperitônio devido à ruptura de víscera oca é uma indicação clara e absoluta para a exploração cirúrgica, uma vez que a ruptura pode levar a peritonite e outras complicações fatais. As outras alternativas envolvem condições que podem ser tratadas de forma conservadora, dependendo da estabilidade clínica do paciente.

PONTOS CHAVE:

  • Pneumoperitônio é um sinal crítico de ruptura de víscera oca, que exige exploração cirúrgica.
  • A exploração cirúrgica não é sempre necessária em lesões do fígado, baço ou bexiga, dependendo da gravidade e da estabilidade do paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo