Ventiladores mecânicos são calibrados para fornecer um volu...
Ventiladores mecânicos são calibrados para fornecer um volume constante (ciclado por volume), uma pressão constante (ciclada por pressão), ou uma combinação de ambos a cada respiração. Modos de ventilação que mantêm uma taxa respiratória mínima independentemente de o paciente iniciar ou não uma respiração espontânea são denominados controle assistido (C/A).
“Inclui controle de volume (C/V) e ventilação intermitente sincronizada obrigatória (SIMV), o ventilador fornece um volume corrente estabelecido. A pressão das vias respiratórias resultante não é fixa, mas varia com a resistência e a elastância do sistema respiratório e com a velocidade de fluxo selecionada”.
O Conceito se refere à:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B - Ventilação ciclada por volume.
Para entender por que essa é a resposta correta, precisamos compreender o que significa ventilação ciclada por volume. Este tipo de ventilação é configurado para fornecer um volume corrente fixo a cada respiração. Isso significa que, não importa a resistência ou a elastância do sistema respiratório, o ventilador garante que uma quantidade específica de ar seja entregue aos pulmões do paciente.
No caso da descrição dada na questão, menciona-se que "o ventilador fornece um volume corrente estabelecido", o que é a principal característica de ventilação ciclada por volume. Embora a pressão das vias aéreas possa variar devido a fatores como resistência e elastância, o volume entregue permanece constante, destacando a natureza do controle de volume.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - Ventilação ciclada por pressão: Este tipo de ventilação configura-se para fornecer uma pressão constante durante toda a fase inspiratória. O volume pode variar conforme a resistência do sistema respiratório e a elastância, o que difere da descrição da questão.
C - Ventilação com controle de pressão: Assim como a ciclada por pressão, este modo opera controlando a pressão que é aplicada às vias aéreas. Novamente, o volume pode variar, o que não está de acordo com a descrição fornecida.
D - Ventilação com suporte de pressão: Neste modo, a ventilação é frequentemente utilizada para auxiliar a respiração espontânea do paciente, oferecendo suporte de pressão durante a inspiração. Não se encaixa na descrição de fornecer um volume corrente fixo.
E - Ventilação não invasiva com pressão positiva (VNIPP): Este é um modo de ventilação que fornece suporte ventilatório sem a necessidade de intubação, usando uma máscara, por exemplo. O foco aqui é a forma de administração e não o controle do volume ou pressão.
Esses conceitos são fundamentais para qualquer profissional de saúde que lida com ventilação mecânica, especialmente fisioterapeutas respiratórios, que devem saber ajustar e interpretar os dados de ventiladores para otimizar o cuidado ao paciente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
B - VCV
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo