Com base no Texto 1, assinale a alternativa CORRETA.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (7)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A - ERRADO. Em [...] quando os fatos já não desafiam a razão [...] (linha 6), se a expressão “os fatos” fosse omitida, não haveria prejuízo à compreensão do texto. Se retirássemos a expressão "os fatos", não saberíamos dizer se a expressão "já não desafiam a razão ou aceleram o coração " faz referência a "fatos" ou a "palavras racionais".
B - ERRADO. Se a expressão “um sentimento”, retirada de O diabo é que um sentimento pode não valer mais nada para o humorista, mas ainda ser um sentimento vigente para outros [...] (linhas 14- 15), fosse substituída por “os sentimentos”, nenhuma alteração seria necessária a fim de se atender às regras de concordância. A alteração da expressão "um sentimento" para o seu plural "os sentimentos", faz com que seja necessária a reescritura do trecho: "o diabo é que os sentimentos podem não valer mais nada para o humorista(...)"
C - CORRETO. Em O que serve de consolo para humoristas obrigados a enfrentar os que não entenderam a piada. (linhas 19-20), a expressão “o que” retoma a frase de Nietzsche referida por Verissimo no mesmo parágrafo. "O que" faz referência à expressão "o que nos mata nos torna mais fortes".
D - ERRADO. A repetição do nome “Nietzsche” no início dos três parágrafos do texto não é um mecanismo de coesão textual. A reiteração do nome Nietzche serve como mecanismo de coesão referencial.
E - ERRADO. Em O que serve de consolo para humoristas obrigados a enfrentar os que não entenderam a piada. (linhas 19-20), a sentença sublinhada completa o sentido de “humoristas obrigados”. Na verdade, a sentença "obrigados a enfrentar os que não entenderam a piada" que completa o sentido de “humoristas".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo