Considerando essa situação hipotética e sabendo que o preço ...
O equilíbrio de Walras dessa economia é eficiente, no sentido de Pareto, e justo.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
"O equilíbrio de Walras dessa economia é eficiente, no sentido de Pareto, e
Léon Walras (1834-1910) desenvolveu seus trabalhos postulando a prevalência do equilíbrio geral na economia (diferentemente da análise de Marshall considerando apenas o equilíbrio parcial, isto é, de apenas um mercado), dessa forma o equilíbrio walrasiano é aquele no qual a eficiência máxima das trocas foi atingida e não em apenas um mercado e, sim, em todos (no caso da questão, dois bens e dois agentes).
Em outras palavras, foi configurada uma situação na qual não é possível melhorar a situação de um agente econômico sem, necessariamente, piorar a de outro, estabeleceu-se um equilíbrio geral eficiente. Isto é, a eficiência no sentido de Pareto foi alcançada.
Esta análise neoclássica não está preocupada com equidade distributiva (justiça social), esse problema é uma outra questão da economia para essa escola de pensamento econômico. Assim, pode haver um equilíbrio walrasiano com eficiência econômica no sentido de Pareto independentemente de haver ou não justiça distributiva.
GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
LEI DE WALRAS:
- se tivermos N mercados, e (N – 1) mercados estiverem em equilíbrio (demanda = oferta), isto significa que o N-ésimo mercado também estará em equilíbrio.
- ou seja, SE UM MERCADO ESTIVER EM EQUILÍBRIO, OUTROS TAMBÉM ESTARÃO
- A SOMA DOS VALORES DOS EXCESSOS DE DEMANDA DE UMA ECONOMIA DEVE SER IGUAL A ZERO
a questão está errada porque eficiência econômica é diferente de justiça social (ou equidade). isso significa que a eficiência de Pareto não leva em conta aspectos de equidade ou justiça.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo