O acento indicativo de crase está empregado de acordo com a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3057429 Português
A fala vegetal








ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos plausíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
O acento indicativo de crase está empregado de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa em:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a A

A) Levindo não se referiu a este, mas àquele sinal sigiloso.

  • Alternativa B: Errada. A crase está indevida. A expressão "haste à haste" não justifica o uso da crase, pois "haste" é um substantivo feminino, mas o contexto não exige preposição, já que não há verbo que rega essa preposição.

  • Alternativa C: Errada. A crase está incorreta aqui. O verbo "devia" não exige preposição, e, portanto, não há necessidade de crase antes de "cada uma das plantas". A frase deveria ser: "O jardineiro devia satisfações a cada uma das plantas."

  • Alternativa D: Errada. O verbo "dedicar-se" exige preposição, mas a palavra "trabalhos" é plural e masculino, então não há crase aqui. O correto seria: "Ele dedicava-se a trabalhos no jardim."

  • Alternativa E: Errada. "À depender" está incorreto, pois o verbo "depender" exige preposição apenas quando ocorre em uma construção com substantivo. Deveria ser: "A depender do código usado..." (sem crase).

A crase é usada corretamente na alternativa A, onde a preposição do verbo "referir-se" combina com o artigo feminino "a", formando "àquele".

Uhuul

Não usamos crase antes de palavra masculina, diante de substantivos femininos indeterminados, diante de verbos e em locuções formadas com a repetição da mesma palavra.

BIZU

AQUELE = A ESSE

AQUELA = A ESSA

AQUILO = A ISSO

TROCOU E TEVE SENTIDO? TEM CRASE SEM MEDO DE ERRAR

CRASE ANTES DE PALAVRA MASCULINA?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo