Em relação às estruturas de mercado, julgue o próximo item.Q...
Em relação às estruturas de mercado, julgue o próximo item.
Quanto mais elástica for a curva de demanda, mais próximo
será o preço cobrado pelo monopolista daquele que vigora
sob concorrência perfeita.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
"Quanto mais elástica for a curva de demanda, mais próximo será o preço cobrado pelo monopolista daquele que vigora sob concorrência perfeita."
O Índice de Lerner (L) apresenta o poder de mercado exercido por um monopolista, varia entre 0 e 1 e quanto maior o valor assumido, tanto maior será o poder do monopólio. Sua fórmula é a seguinte.
L = (P - CMg) / P = - 1 / Ed = 1 / |Ed|
P = preço
CMg = custo marginal
Ed = elasticidade-preço da demanda
|Ed| = elasticidade-preço da demanda em módulo (apenas p/ retirar o sinal de menos do numerador)
>> Sabemos que, em concorrência perfeita, preço é igual a custo marginal. Substituindo isso na fórmula acima, o numerador assumirá o valor 0 e, consequentemente, L será zero.
>> Focando a análise no trecho da equação em que a elasticidade (Ed) aparece, veremos que, para que L fique muito próximo de 0, o denominador (Ed) terá que ser tanto maior quanto possível já que o número 1 dividido por um número grande resulta em um valor próximo de zero.
Ou seja, de fato, quanto mais elástica (valor maior para Ed) for a curva de demanda, menor será o poder de monopólio e, portanto, mais próximo o preço estará do custo marginal, configuração prevalecente na concorrência perfeita.
GABARITO DO PROFESSOR: CERTO.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Certo.
Se a curva de demanda for elástica, isso significa que os consumidores são sensíveis a mudanças de preço.
Logo, nesse cenário, se o monopolista aumentar significativamente o preço, a quantidade demandada diminuirá substancialmente devido à elasticidade.
Portanto, o monopolista enfrenta um dilema: se ele aumentar muito o preço, sua receita total pode diminuir devido à redução acentuada na quantidade vendida.
Sendo assim, um monopolista racional tenderá a ajustar seus preços de forma mais cautelosa quando a demanda é elástica. Para maximizar a receita total, ele pode optar por fixar um preço mais próximo do que seria em um mercado de concorrência perfeita, onde o preço é determinado pelo equilíbrio entre oferta e demanda.
Em resumo, a afirmação destaca que, quanto mais elástica for a curva de demanda, mais o monopolista tenderá a se comportar como se estivesse em um mercado de concorrência perfeita, ajustando seus preços para evitar grandes reduções na quantidade demandada e, consequentemente, maximizar sua receita total.
Mas o monopolista não opera na parte elástica da demanda para maximizar seus lucros?
Se quanto mais elástica for a curva da demanda, menor seu poder de acordo com o índice de Lerner, entendo como contraditório (a parte onde o monopólio consegue lucros maiores é onde ele tem menos poder, é isso?).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo